JMais vai promover quatro encontros entre os pretendentes
Os tradicionais debates promovidos pelo JMais com candidatos a prefeito na região têm data marcada para a edição 2024. Serão quatro debates neste ano, com os candidatos ao Executivo das cidades de Bela Vista do Toldo, Major Vieira, Três Barras e Canoinhas.
Na última semana de setembro, serão realizados dois debates. O primeiro deles será com os candidatos de Bela Vista do Toldo, no dia 24 de setembro. Em seguida será a vez dos candidatos de Major Vieira, no dia 26 de setembro. Os debates com candidatos de Três Barras e Canoinhas acontecem na primeira semana de outubro, nos dias 1º e 3, respectivamente. O início de todos os eventos será às 20 horas, com previsão máxima de duas horas de duração.
Os debates com os candidatos de Bela Vista do Toldo, Major Vieira e Três Barras, acontecerão nos estúdios do JMais. O debate com os candidatos de Canoinhas será realizado no espaço Joy Festas & Eventos, no próprio município.
Confira abaixo como vai funcionar a dinâmica dos blocos nos debates promovidos pelo portal JMais:
BLOCO 1
No bloco inicial, uma apresentação de todos os candidatos a prefeito e seus respectivos vices será lida pelo mediador. O texto das apresentações será enviado à organização do debate pelas assessorias de cada candidato.
Na sequência, cada candidato responde a uma pergunta com a descrição de temáticas como corrupção, saúde, educação, esporte e lazer, administração e finanças, moradia, infraestrutura pública, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana.
O candidato pode escolher um adversário para comentar sua resposta, utilizando o tempo máximo de até 1 minuto, e terá direito a tréplica de até 30 segundos.
Para o debate de Canoinhas, a ordem das respostas já foi sorteada com candidatos ou representantes em reunião realizada no estúdio do JMais nesta semana.
BLOCO 2
No segundo bloco, os candidatos enfrentam um ao outro. Todos perguntam, mas o próprio candidato é quem escolhe quem irá responder ao seu questionamento. Os candidatos têm até 30 segundos para formular a pergunta, o escolhido tem 2 minutos para a resposta, o questionador tem mais 1 minuto para tréplica, assim como o respondente, que tem ainda mais 1 minuto para sua tréplica.
BLOCO 3
No terceiro bloco, os candidatos terão a oportunidade de responder perguntas da população. As perguntas elaboradas pelo público e pelos jornalistas do JMais serão selecionadas por uma mesa julgadora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para serem respondidas pelos candidatos.
Cada candidato terá até 2 minutos para a sua resposta e escolherá um adversário para comentar a resposta, que poderá usar até 1 minuto para o comentário. O respondente terá mais 30 segundos para acréscimo.
O público poderá enviar suas perguntas aos candidatos para o e-mail [email protected] ou por canais de comunicação alternativos do JMais (WhatsApp, Twitter, Instagram, site e página no Facebook) com o nome, idade e profissão dos questionadores. As perguntas poderão ser enviadas até as 12h do dia do debate.
BLOCO 4
O bloco segue a mesma dinâmica do bloco 2, com confronto direto entre os candidatos. Todos perguntam, mas o questionador é quem escolhe qual candidato irá responder à questão.
BLOCO 5
No último bloco, cada um dos candidatos terá até 3 minutos para resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.
ACORDO
Todas as regras dos debates variam de acordo com o número de candidatos. Em Três Barras, por exemplo, onde são dois candidatos somente, haverá repetição de rodadas.
Reuniões com representantes de todos os candidatos, das quatro cidades, aprovaram as regras.