Tatiane Carvalho e André Flenik têm as melhores avaliações
Enquete realizada no fim de semana pelo JMais por meio das suas listas de contatos do WhatsApp e em um segundo momento via link limitado no Instagram, fez um levantamento das intenções de voto do eleitorado canoinhense nas eleições municipais de outubro. Perguntou também sobre a avaliação do eleitor com relação a Câmara de Vereadores.
A enquete foi aberta às 13h de sábado, 27, com link enviado aos 5.014 contatos do JMais em listas de WhatsApp. Às 19 horas, um link para a enquete foi postado nos stories do Instagram. As respostas foram aceitas até 23h59 de sábado. No domingo, 28, a enquete foi reaberta por uma hora, das 19 às 20 horas. No total 818 eleitores responderam ao levantamento. Para responder, os internautas precisaram fornecer um email do Google, como forma de impedir que uma mesma pessoa pudesse responder a mesma enquete várias vezes. Isso até seria possível caso a pessoa criasse várias contas falsas no gmail, por isso a limitação de tempo para responder.
A enquete é um mero levantamento tendo como recorte parte do público que acessa o JMais e, portanto, não tem nenhum valor científico como uma pesquisa.
Veja abaixo o perfil de quem respondeu ao levantamento:
CÂMARA
Entre as perguntas feitas pela enquete, o JMais quis saber qual avaliação os eleitores fazem dos vereadores canoinhenses.
A primeira pergunta questionou a avaliação individual de cada vereador. Para os eleitores, a vereadora mais bem avaliada é Tatiane Carvalho (MDB), com 33,4% dos votos. André Flenik (PL) é o segundo mais bem avaliado, com 28,5% dos votos. Gil Baiano (PL) vem em terceiro com 21,6% dos votos.
Na lanterninha estão Simara Gontarek (UB), com apenas 2% de preferência, seguida de Osmar Oleskovicz PSD), com 5,4% e Adilson Steidel (PL), com 5,6% da preferência.
O eleitor também demonstra desejo de renovação. 55,3% responderam que não desejam repetir o voto de 2020 caso seu candidato volte a concorrer. Apenas 21% pensa em votar no mesmo candidato e 23,7% ainda não têm opinião formada sobre essa questão.
A enquete pediu, ainda, que o eleitor desse uma nota de 1 a 10 para a atual composição da Câmara. A maioria deu nota 5 (19,6%), seguido de 7 (18,1%) e 6 (14,8). Apenas 1,5% dos participantes da enquete dão nota 10 para a Câmara, ao passo que 10,1% dão a nota mínima.