Juliana Maciel Hoppe lidera levantamento
Enquete realizada entre às 21 horas desta terça-feira, 13, e 8 horas desta quarta-feira, 14, pelo JMais por meio das suas listas de contatos do WhatsApp, fez um levantamento das intenções de voto do eleitorado canoinhense nas eleições municipais de outubro depois das escolhas dos partidos em convenções que devem ser registradas até esta quinta-feira, 15. A campanha inicia na sexta-feira, 16.
A enquete teve link enviado aos 5.014 contatos do JMais em listas de WhatsApp. No total 502 eleitores responderam ao levantamento. Para responder, os internautas precisaram fornecer um email do Google, como forma de impedir que uma mesma pessoa pudesse responder a mesma enquete várias vezes. Isso até seria possível caso a pessoa criasse várias contas falsas no gmail, por isso a limitação de tempo para responder.
A enquete é um mero levantamento tendo como recorte parte do público que acessa o JMais e, portanto, não tem nenhum valor científico como uma pesquisa.
Veja abaixo o perfil de quem respondeu ao levantamento:
INTENÇÃO
Conforme a enquete, a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) lidera as intenções de voto, com 42% das respostas dadas pelos eleitores que participaram do levantamento. Paulinho Basilio (MDB), que não figurava na enquete anterior realizada pelo JMais e que somente no dia da convenção do MDB teve seu nome oficializado – Beto Faria era o pré-candidato do partido – aparece com 30% das intenções de voto.
Cleverton Durau (Podemos) aparece em terceiro lugar com 9% das intenções de voto, seguido de Andrey Watzko (PT), que tem 3% das intenções. Samuel Lubke (PRTB) tem 0,8% das intenções (no gráfico esse número foi arredondado para 1%). Apenas 9% do eleitorado se diz indeciso, ao passo que 1% pretende anular seu voto, 1% votar em branco e 1% justificar.
Acompanhe:
REJEIÇÃO
Watzko aparece como campeão de rejeição. Para 36% dos eleitores, ele não seria uma escolha de jeito nenhum. Juliana aparece em seguida com 32% de rejeição. Outros 12% rejeitam Paulinho e 4% rejeitam Lubke. Durau é o menos rejeitado, com apenas 2% dos participantes colocando seu nome como impossível de se votar. 10% não sabem.