terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Encontro anual do Planorte Água e Solo reúne lideranças estaduais em Mafra

Últimas Notícias

- Ads -

Evento foi realizado na sede da Amplanorte

O uso e manejo da água e do solo da região sob a ótica do desenvolvimento e sustentabilidade. A partir deste tema, autoridades, lideranças, servidores públicos e membros da sociedade civil participaram do “Encontro anual do Planorte Água e Solo edição 2021”, que aconteceu na quarta-feira, 8, durante o dia todo no auditório da Amplanorte, em Mafra.

Na abertura, o prefeito de Mafra, Emerson Maas, deu as boas-vindas e destacou a importância do trabalho de todos os presentes envolvidos com sustentabilidade. “O meio-ambiente não é somente o verde, é o meio em que vivemos e habitamos – rural e urbano. Precisamos trabalhar a conscientização das pessoas em relação à preservação das matas ciliares e rios”, disse, já desejando um ótimo dia de trabalho a todos.

A representante do Núcleo Gestor do Programa Planorte Água e Solo e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica (CBH) do rio Canoinhas e afluentes do Negro, Mariane Hatsuno Murakami, declarou oficialmente aberto o evento.

De forma on line, a presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Edilene Steinvandter, parabenizou a todos pela participação no evento, destacando a relevância do programa, uma vez que “o Planalto Água e Solo é referência no Estado de Santa Catarina”.

 

DIA DE TRABALHO

Durante o dia, entre palestras e debates, constou na programação os 30 anos da Epagri e o trabalho em cima do painel de discussão sobre Água e Solo no contexto da Sustentabilidade e do Desenvolvimento, com moderação do gerente regional da Epagri de Canoinhas, Daniel Uba e participação da coordenadora estadual do Programa Desenvolvimento e Sustentabilidade Ambiental da Epagri, Juliane Garcia Knapik Justen e do diretor técnico da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), José Almery Padilha.

Também participaram do painel o vice-presidente regional Planalto Norte da Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), Antônio Carlos Tiburske, o diretor da Moinho Catarinense S/A e Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Egon Werner e a gerente de Gestão de Processos Ambientais, Mariane Hatsuno Murakami.

Com a continuidade dos trabalhos, houve debate dos seguintes eixos: governança; uso, manejo e conservação do solo; planejamento dos recursos hídricos; comunicação para a sustentabilidade; riscos, passivos e recuperação ambiental.

No encontro os participantes puderam apreciar no local o Museu de Solos, desenvolvido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Canoinhas, que mostra os principais tipos de solos encontrados na região.   




ARTICULADORES MUNICIPAIS

O Planorte Água e Solo abriu espaço para a posse dos Articuladores Municipais, os quais atuarão como porta-vozes do programa nos catorze municípios que compõem o programa regional. Os articuladores terão a missão de realizar a articulação com as entidades e empresas dentro de cada um dos municípios, sendo um elo do núcleo gestor do programa com as entidades e cidades.

Acesse Planorte Água e Solo para saber mais sobre o programa.