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Encerramento do curso “Escola é Vida na Comunidade” fortalece educação rural em Canoinhas

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Com carga horária de 120 horas, curso foi dividido entre atividades realizadas nas comunidades escolares e na universidade

No dia 17 de outubro, foi realizado o último encontro do curso de perfeiçoamento Escola é Vida na Comunidade: Escola da Terra UFSC, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Canoinhas. O curso, voltado para professores e profissionais da educação que atuam no Ensino Fundamental de escolas rurais, teve como foco a valorização da Educação do Campo e a promoção de reflexões sobre a agroecologia, a preservação da vida e o papel das escolas rurais como centros de fortalecimento

Com uma carga horária de 120 horas, o curso foi dividido entre atividades realizadas nas comunidades escolares e na universidade. Um dos principais objetivos do programa foi proporcionar aos participantes a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre a educação no campo, além de promover mudanças significativas nas práticas pedagógicas por meio do diálogo entre teoria e prática.

O professor Marcos Gehrke, que esteve presente em diversas etapas da formação, destacou a importância de refletir sobre o trabalho nas escolas rurais e as alternativas para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem. Segundo ele, a formação continuada dos professores é essencial para enfrentar os desafios e potencializar as oportunidades.

Nos dias 23, 24 e 25 de agosto, os cursistas participaram de um seminário e de workshops na cidade de Florianópolis, onde tiveram a oportunidade de compartilhar e ampliar seus conhecimentos. Durante o evento, foram discutidos temas relacionados à Escola é Vida na Comunidade.

A partir dos conhecimentos adquiridos e dos documentos resultantes do inventário realizado nas comunidades participantes, os profissionais da educação envolvidos no curso estão agora preparados para desenvolver propostas pedagógicas mais eficazes e adequadas à realidade do campo. Esses materiais também subsidiarão a produção de um livro que sintetizará os resultados da formação, além de outros produtos educacionais que emergiram do processo.

O programa “Escola da Terra” reafirma a importância de uma educação inclusiva e conectada às particularidades das comunidades rurais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.