Bombeiros trabalham em resgates por todo o Planalto Norte
A chuvarada que cai ininterruptamente desde a meia-noite desta quarta-feira, 4, já chega a 100 milímetros e provoca estragos em vários pontos de Canoinhas e região. Como é de praxe, a esquina entre as ruas Barão do Rio Branco e Cel Albuquerque foi a primeira a alagar, levando enxurrada para dentro de casas e estabelecimentos comerciais. Há registro de alagamentos, quedas de árvores e obstrução de diversas ruas – tanto na área urbana, quanto rural por causa do vento e granizo. As equipes da prefeitura estão avaliando os estragos e já em campo para atender a comunidade. Há relatos de um possível tornado causou destruição na região da Sereia, interior de Canoinhas. Imagens divulgadas nas redes sociais mostram árvores em cima de casas e telhados destruídos.
E a previsão é que chova ainda mais. A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta para a possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo para as próximas horas.



MAFRA E ITAIÓPOLIS
Mafra também enfrenta transtornos devido às intensas chuvas registradas nas últimas horas. O elevado volume de água sobrecarregou os sistemas de drenagem pluvial e provocou inundações pontuais em áreas residenciais e comerciais do município.
Os alagamentos afetaram as calhas de diversos prédios e residências, tornando a situação especialmente desafiadora para os moradores. Para garantir a segurança da população, as escolas Felipe Carvalho Martins e Breno Cauã Garcia, posto de saúde do Jardim América e sala de vacina do Posto Central foram temporariamente fechados.
A Defesa Civil de Mafra está em alerta, monitorando de perto a situação e prestando assistência às áreas mais afetadas. Eles emitiram um apelo urgente à população, instruindo que, em caso de enchentes, alagamentos, desabamentos ou outras emergências relacionadas ao clima, seja feito contato imediato com a Defesa Civil para assistência e orientação.
A comunidade local é aconselhada a permanecer vigilante e seguir as orientações das autoridades competentes, garantindo a própria segurança e a de seus entes queridos durante esse período de instabilidade climática. A Prefeitura de Mafra continuará atualizando a população sobre a situação e as medidas tomadas para minimizar os impactos das chuvas intensas na cidade.
Em Itaiópolis, fortes ventos e chuva torrencial deixaram rastro de destruição e assustaram moradores da localidade de Rio Vermelho 2. O vento causou prejuízos. A Defesa Civil do município trabalha desde a madrugada. A Rede Fronteira FM publicou fotos dos estragos:

PAPANDUVA E MONTE CASTELO
As cidades de Papanduva e Monte Castelo também registraram vários prejuízos decorrentes da chuvarada. O acesso à rua Mafra pela BR-116 e CTG Os Vaqueanos está totalmente alagado. A Rede Fronteira FM publicou vídeos mostrando a força da enxurrada:
Também foi registrado alagamento sobre a via de rolamento na Estrada Geral da localidade do Palmito, em Papanduva. O tráfego está comprometido no local.
A situação é crítica, também, na localidade de Lageado dos Grein, interior de Papanduva. Plantações de tabaco foram atingidas pela água.
