Canoinhas ainda discute o tema
LEGISLAÇÃO
Enquanto os vereadores de Canoinhas ainda discutem o projeto de lei que institui a gestão democrática dentro das escolas, a eleição direta para diretor já é lei em Major Vieira. O prefeito Adilson Lisczkovski (Patriota) publicou um decreto instituindo a eleição direta nesta semana.
Pelo decreto, o processo de escolha democrática para o exercício das funções gratificadas de diretor escolar e auxiliar de direção das Instituições de Ensino mantidas pela Rede Pública Municipal, “observará aos princípios de autonomia, cidadania, dignidade da pessoa humana, gestão democrática do ensino público, pluralismo político, igualdade perante a lei, valorização dos profissionais da educação, promoção da integração instituição de ensino/comunidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e melhoria da qualidade social da educação básica pública.”
Poderá inscrever-se no processo de escolha democrática para diretor escolar ou auxiliar de direção o profissional de educação estável, ocupante de cargo de provimento efetivo, integrante do quadro permanente de pessoal do Magistério Público Municipal.
Uma comissão vai validar o plano de gestão dos pretendentes. Ao contrário do que muitos falam sobre a politicagem dentro da escola, não será permitido fazer campanha dentro do ambiente escolar.
VISITA RELÂMPAGO

O candidato a governador pelo União Brasil, Gean Loureiro, fez uma passagem relâmpago ontem por Canoinhas. Ele reuniu a militância na praça Oswaldo de Oliveira. Prefeito em exercício, Willian Godoy (PSD), que apoia Carlos Moisés (Republicanos), esteve presente.
NOMEADOS
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Canoinhas nomeou os advogados Tadeu Kurpiel Júnior, Simone Adur e Paulo Roberto Húpalo para compor a comissão de recursos dos debates que serão promovidos a partir da próxima semana pelo JMais. Eles terão a missão de julgar os pedidos de recursos que eventualmente sejam feitos pelos candidatos.
CONFIRMADO
O primeiro debate ocorre nesta segunda-feira, 19, às 19 horas, com transmissão ao vivo pelo JMais (jmais.com.br) e nossas redes sociais. Os primeiros convidados são os candidatos a deputado estadual que declararam domicílio em Canoinhas à Justiça Eleitoral: Paulo Basilio (MDB), Índio Fotógrafo (Avante) e Roberto Bradonski (PDT).
PARDAL
O aplicativo Pardal, criado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), recebeu 386 registros de supostas irregularidades na campanha eleitoral em Santa Catarina até esta quarta-feira, 14. Considerando todos os estados brasileiros, 12.593 queixas já foram registradas no sistema.
CAIXA CHEIO
Os candidatos ao governo de Santa Catarina chegaram a esta quarta-feira, 14, dia seguinte ao prazo final para entrega da prestação de contas parcial das campanhas, com mais de R$ 22 milhões somados em gastos com a corrida eleitoral. O valor ainda deve crescer até o fim de um eventual segundo turno, mas já supera a essa altura o montante gasto durante toda a disputa para governador do Estado da eleição de 2018.
BARRADOS
Dos 1,8 mil candidatos que tiveram a candidatura indeferida para as eleições deste ano, 158 se enquadram na Lei da Ficha Limpa. O prazo para julgamento dos registros pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE) terminou na segunda-feira, 12.