quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Em 3 anos, Secretaria de Agricultura utilizou quase 23 mil toneladas de material em programas de incentivo em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Dados são relativos aos últimos três anos

O secretário de Agricultura de Canoinhas, Wanderley Dombroski, utilizou a tribuna em sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, dia 1º, para apresentar estatísticas relacionadas à pasta levando em consideração os últimos três anos. Resultados dos programas de incentivo à piscicultura e à pecuária leiteira foram alguns dos temas apresentados pelo secretário.

Conforme as estatísticas apresentadas por Dombroski, foram cerca de 22,9 mil toneladas de materiais utilizadas pela secretaria somando os dois programas de incentivo e serviços emergenciais realizados em decorrência de impactos das enchentes de 2023. O montante de material utilizado equivale a 15.270 metros cúbicos e 4.987 horas máquina, somando trabalhos realizados em 2022, 2023 e 2024.

No que diz respeito ao atendimento a agricultores, o secretário destacou casos decorrentes do vendaval registrado no dia 4 de outubro de 2023, no interior de Canoinhas, quando as localidades de Anta Gorda, Rio do Pinho, Boa Vista, Matão, Paula Pereira, Santa Leocádia e Taunay foram afetadas.

“A Secretaria de Agricultura deu todo o suporte com toda a equipe aos agricultores naquele momento, desde distribuição de lonas, até levantamento em campo dos prejuízos causados”, afirmou.

O secretário comentou ainda sobre os serviços de assistência realizados pela secretaria depois que as enchentes passaram a afetar agricultores de localidades no interior do município. “Realizamos serviços em 78 pontos, principalmente nas localidades do Salto d’Água Verde, Salseiro, Arroios, Forquilha e Laranjeiras”, destacou.



INCENTIVO

O secretário na sessão da Câmara desta segunda, dia 1º/Joselito Beluk/Divulgação

Conforme levantamento apresentado pelo secretário, no que diz respeito ao incentivo à piscicultura no município, foram entregues 53.800 alevinos (peixes recém-eclodidos para cultivo e reprodução) a 58 produtores rurais.

Também foram entregues pela secretaria 1.600 mudas de árvores frutíferas, entre laranja, limão, kiwi, pêssego, ameixa, nectarina, caqui, uva figo e pera, para cultivo em pomares caseiros.

Em relação ao programa de incentivo à pecuária leiteira, a Secretaria de Agricultura forneceu 1.580 doses de sêmen bovino e 2.227 litros de nitrogênio líquido para abastecimento dos botijões nas comunidades rurais.

“Os produtores rurais são capacitados pelos médicos veterinários da Secretaria de Agricultura para realizarem também procedimentos de inseminação artificial”, comentou.