Atividades foram realizadas por alunos e professores
Aconteceu na segunda quinzena de outubro, algumas atividades alusivas à Semana do Contestado nas Escolas pertencentes a Rede Municipal de Ensino.
Cada Instituição ficou responsável com suas turmas a trabalhar os aspectos da Guerra que aconteceu entre os anos de 1912 a 1916 entre os Estados de Santa Catarina e Paraná, sendo uma das mais sangrentas já existentes no Brasil.
Importante ressaltar que o conflito armado envolveu posseiros e pequenos proprietários de terras. De acordo com historiadores, a Guerra do Contestado vitimou mais de 10 mil mortes durante os quatro anos de duração.
Em Três Barras, as atividades foram realizadas por alunos e professores. Sendo representada por meio de maquetes, poesias, danças, desfiles, teatros e amostras de ervas medicinais, a Guerra ganhou destaque através da criatividade e talento.
Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte do município, Edith de Souza, esta Semana do Contestado serviu para intensificar a história presente na região.
“Este resgate da nossa história serve para entendermos que o mais importante é olharmos para os acontecimentos existentes aqui e com isso, valorizarmos muito mais o que é nosso, da nossa gente” destaca a secretária.