terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Documentário conta história da antiga estrada que ligava Mafra a Porto União

Últimas Notícias

- Ads -

Filme está disponibilizado no canal do JMais no YouTube

A Associação dos Moradores do Distrito do Campo d’Água Verde (Amcav), em Canoinhas, acaba de disponibilizar para o grande público o documentário Estrada Dona Francisca de Mafra até Porto União – resgatando sua história.

O documentário foi um dos projetos selecionados pela Lei Paulo Gustavo de Incentivo à Cultura, cujo edital de seleção foi publicado no ano passado.

Idealizado e executado pelo turismólogo Marcelo Tokarski, com consultoria do historiador Fernando Tokarski, o projeto consiste em um documentário que ouviu diversas figuras que testemunharam as transformações da estrada, hoje denominada BR-280, cujo traçado tem poucas variações em relação à Estrada Dona Francisca que, inclusive, era de chão batido. As gravações e edição do documentário foram feitas pelo JMais.

Tokarski conta que o documentário é um primeiro passo na busca por criar uma rota turística que contemple o antigo trajeto e suas tantas histórias.

O lançamento do resultado do projeto aconteceu na Joy Festas e Eventos (antiga Fameplan). Assista acima a reportagem.

Neste domingo, 15, o documentário será disponibilizado ao grande público aqui no JMais. Porém, para assisti-lo em primeira mão, basta acessar o nosso canal no YouTube.

Assista a reportagem no player acima.