sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Divulgação de pesquisa para prefeito de Canoinhas faz lados opostos comemorarem

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Pesquisa aponta empate técnico entre Juliana Maciel Hoppe e Paulo Basilio

PESQUISA

Foi divulgada nesta quinta-feira, 19, a primeira pesquisa registrada, ou seja, que pode ser amplamente divulgada, realizada nas eleições deste ano em Canoinhas. A pesquisa, encomendada pela Rádio Clube de Canoinhas à Rumo Pesquisas e Marketing, ouviu 593 eleitores.

A emissora divulgou apenas três perguntas que teriam sido feitas pelos pesquisadores. Uma cita os candidatos de forma espontânea, ou seja, os pesquisadores perguntaram apenas “quem você gostaria que fosse o próximo prefeito de Canoinhas? Juliana Maciel Hoppe (PL) lidera com 12,9% das intenções, seguida de Paulo Basilio (MDB) com 11,7% das intenções. Cleverton Durau (Podemos) tem 2,7% das intenções, seguido de Andrey Watzko, do PT (2%) e Samuel Lubke do PRTB (0,7%). 70% não responderam, um dado alarmante considerando que a pesquisa foi feita em 6 de setembro. Reflexo, possivelmente, da campanha morna que se vê até o momento.

Na pergunta estimulada, contudo, a intenção fica mais clara. Ao apresentar os cinco candidatos aos eleitores, as respostas apontam também empate técnico entre Juliana e Basilio. Juliana tem 32,9% das intenções, seguida de Basilio com 30,8% das intenções. Watzko aparece bem atrás com 7,9%, seguido de Durau com 5,1% e Lubke com 2%. Indecisos somam 16,9% e brancos e nulos, 4,4%.

Em termos de rejeição, Juliana lidera com 20,2%, seguida de Durau com 16,9%, Watzko com 14,7%, Lubke com 10,6% e Basilio com 9,3%. 28,3% dos entrevistados não rejeitam nenhum dos candidatos.

Nas redes sociais, Basilio festejou dizendo que “chegou a hora da virada”. Já Juliana disse que “se até na pesquisa deles estamos na frente, imagine em 6 de outubro”.

A ironia de Juliana tem um pano de fundo nos bastidores. A campanha de Juliana aponta que Basilio tem recebido apoio do ex-prefeito Beto Passos, que fez carreira como locutor na Rádio Clube, emissora que encomendou a pesquisa.







APOIO

Na entrevista concedida ao programa Hora Extra, do JMais e 98FM, Paulo Basilio disse que não nega apoio de ninguém, respondendo a pergunta se se incomoda com o apoio da irmã de Beto Passos, candidata a vereadora pelo PSB.







TELA QUENTE

O debate com os candidatos a prefeito de Bela Vista do Toldo, promovido pela rádio Planalto nesta semana, teve várias trocas de acusações. Carlinhos Schiessl (MDB) acusou Rosiani (Podemos) de ser a candidata que “faz parte de toda essa comitiva que tanto mal fez a Bela Vista” e que “Vai recolher a turma do passado no seu governo”. (anteriormente este texto fazia citação ao nome de Adelmo Alberti, que de fato não foi citado pelo candidato. As frases na íntegra estão nesta nova versão da nota).







RECHAÇO

Falando em Rosiani, ela repudiou a denúncia feita por uma candidata a vereadora pelo Progressistas de que candidatos do partido do seu candidato a vice, Eraldo Schiessl, estariam comprando votos por R$ 10. “Me preocupo, porque não compactuo com compra de votos e orientei a candidata a denunciar se isso for real, pois desconheço isso até o momento”, afirmou à coluna.






CONTRAGOLPE

Ao perguntar a Carlinhos se ele não acha que está na hora de Bela Vista do Toldo ter uma prefeita, ele disse que não seria ela esse nome, por não ter condições de tocar o Município. Rosiani conseguiu reverter a resposta a seu favor, dizendo que o adversário não admite perder para uma mulher.






ALVO

Ficou claro que a disputa está mais acirrada entre Carlinhos e Rosiani. Em determinado momento, Dauvã Miswa levantou a bola para Carlinhos chutar. Tito Pires também foi estocado por Carlinhos, mas em menor intensidade se comparado a Rosiani.






REVANCHE

Na terça-feira, 24, às 20h, com transmissão ao vivo pelo canal do JMais no YouTube e Bela Vista FM, os candidatos a prefeito de Bela Vista do Toldo voltam a se reunir para debater.





SOLTO

Clézio Fortunato, prefeito afastado de São João do Itaperiú, foi solto nesta quinta-feira, 19. Fortunato foi preso em 29 de abril deste ano durante a 5ª fase da Operação Mensageiro, junto com o vice Jaime Antonio de Souza.







DISPUTA DIRETA

Das 295 cidades de Santa Catarina, 123 têm apenas dois candidatos a prefeito registrados, ou seja, é disputa direta entre eles. São 26 combinações de “duelos” partidários entre 13 siglas, e o MDB aparece nas três primeiras colocações.





60

candidatos estão com mandados de prisão em aberto no país