Território foi desmembrado da Diocese de Lages em 1969 e hoje conta com 25 paróquias em 23 municípios
Instalada em 29 de junho de 1969, tendo como primeiro bispo Dom Orlando Dotti, a Diocese de Caçador celebra hoje 55 anos de implantação. A data da criação foi em 23 de novembro de 1968, com o anúncio oficial do papa Paulo VI, mas os trabalhos iniciaram na prática sete meses depois.
O território foi desmembrado da Diocese de Lages e hoje conta com 25 paróquias em 23 municípios. Pela Diocese de Caçador já passaram seis bispos: Dom Orlando Dotti, Dom Oneres Marchiori, Dom Luiz Colussi, Dom Luiz Carlos Eccel, Dom Frei Severino Clasen e Dom Cleocir Bonetti.
Em 2018, ano do Jubileu de Ouro (50 anos da Diocese de Caçador), Dom Orlando Dotti que atualmente reside em Vacaria/Rio Grande do Sul, visitou Caçador para relembrar as memórias vividas durante o seu ministério e celebrar a data.
Na época ele destacou a importância da diocese, além da religiosidade. “A diocese é importante, primeiramente, por causa da evangelização, abrangendo diversas áreas da atividade humana, como a própria produção, em prol do desenvolvimento e da felicidade dos povos”, disse.
Dom Orlando Dotti também foi pioneiro em várias áreas importantes para o desenvolvimento da região de Caçador, a principal delas foi a educação, inclusive sendo homenageado com o nome de uma escola estadual.
Para os 55 anos de implantação da Diocese, Dom Orlando também deixa uma mensagem e a sua homenagem. Acompanhe no vídeo:
Texto: Pascom/Diocese de Caçador