Ele passou por mais uma cirurgia em São Paulo (SP)
O pequeno Anthony Mulhmann de Moura Bueno chegou na tarde desta quinta-feira, 24, em Canoinhas depois de ter passado pela segunda cirurgia em seu coraçãozinho no final de abril, em São Paulo (SP). Desde então ele estava ele estava hospitalizado e só agora se recuperou completamente.
SAIBA COMO AJUDAR


CONHEÇA A HISTÓRIA DO ANTHONY
Anthony nasceu no dia 28 de dezembro de 2019 com uma doença rara em seu coraçãozinho, uma cardiopatia congênita. No hospital, logo após seu nascimento, a pediatra alertou a família que ele tinha um sopro no coração e pediu para fazer um ecocardiograma antes de dar alta. “A princípio, era só um buraquinho no coração que iria fechar com o tempo”, contou a avó do bebê, Vanessa.
Quando Anthony tinha completado 15 dias de vida, no início do ano, foi levado para uma consulta. A pediatra estranhou, ele havia crescido muito pouco e pediu para que a família procurasse um cardiopediatra em Curitiba (PR). “Foi nesse dia, 4 de fevereiro, em Curitiba, que descobrimos que o problema dele era muito grave”.
Como o Sistema Único de Saúde (SUS) obriga os moradores de um Estado a serem atendidos pela rede de seu Estado, a família foi encaminhada com o bebê para Joinville, onde Anthony ficou internado 10 dias no Hospital Infantil. Lá, os pais Rodrigo de Moura Bueno e Bruna Zorek Muhlmann, receberam uma triste notícia. Anthony foi diagnosticado com “truncus arteriosus tipo 1”, e os familiares foram alertados de que crianças com este tipo de problema não sobrevivem. Os médicos iriam fazer o acompanhamento e um retorno em 30 dias foi marcado. “O mundo para nós acabou naquela hora”, lembra a avó. “Perguntamos se não havia mais nenhuma alternativa, e o médico falou que poderia mudar a situação dele a medida que ele fosse crescendo”, relembra Vanessa.
SURGE UMA ESPERANÇA
Mas o médico canoinhense doutor Vicente Mazzaro Filho não aceitou o diagnóstico dos médicos de Joinville e foi atrás de recursos em São Paulo (SP). “Foi aí que sentimos que não poderíamos ficar parados, e saímos em busca de uma solução para ele”, conta a avó esperançosa.
Em maio do ano passado, Anthony passou por vários exames em São Paulo e as consultas e o tratamento foram realizados no Hospital Albert Einstein, pois na época, foi o lugar com o preço mais acessível para o caso dele. Foi onde ele passou pela primeira cirurgia.
Neste ano, as consultas, exames e a cirurgia do menininho foram realizadas no Hospital Samaritano, também em São Paulo.