Enxurradas, quedas de árvore e alagamentos foram registrados
A Defesa Civil do Estado de Santa Catarina continua em alerta e reforça as recomendações para que a população evite áreas de risco, como regiões alagadas ou com deslizamentos de terra, em decorrência das fortes chuvas que atingem a região do Planalto Norte deste sexta-feira, 6.
Em Canoinhas, a Defesa Civil do município registrou mais de 20 ocorrências desde a manhã de sábado, 7, até a tarde desta segunda-feira, 9. As ocorrências registradas envolvem desde alagamentos pontuais, até queda de árvores em residências. Três casas e oito pessoas foram afetadas. O órgão municipal fez o atendimento aos envolvidos junto do Corpo de Bombeiros.
O nível do rio Canoinhas está em 5 metros, conforme informações atualizadas da Defesa Civil municipal. Os monitoramentos têm sido realizados de três em três horas desde quando as chuvas mais intensas foram registradas na região a partir da madrugada de sexta-feira, 6.
Canoinhas é o município do Planalto Norte com o segundo maior acumulado de precipitação desde o final de semana, com níveis que ultrapassam 200 milímetros. Em todo o território catarinense, Canoinhas ocupa a 9ª posição com os maiores acumulados de chuva.
PREVISÃO
Até o momento, a previsão do Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, apontam que a terça-feira, 10, ainda será de chuva. São cerca de 3 milímetros previstos.
Na quarta-feira, 11, e na quinta-feira, 12, há previsões bem menores de chuva, sendo 0,5 e 0,2 milímetros previstos, respectivamente. Para a sexta-feira, 13, no entanto, são previstos 12,3 milímetros.
As temperaturas ao longo da semana variam entre 15 e 28 graus.
MUDANÇA DE PLANOS
Desde a sexta-feira, 6, a Prefeitura de Canoinhas atualizou a programação de Natal em decorrência das condições climáticas na região. O Cinema na Praça, por exemplo, foi adiado. O show do cantor Danilo Dyba será realizado no pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei e não em local aberto, como previsto.
O prefeito de Bela Vista do Toldo, Valdecir Krauss, decretou suspensão das aulas por tempo indeterminado, nas escolas Juliana Tomporoski Krull (Serra do Lucindo), João Pedro Alberti (Rio d’Areia de Cima) Terezinha Corrêa Agostinho (Arroio Fundo), e Paulo Schiessl (Rio Bonito), devido às chuvas e a dificuldade de manter o transporte escolar.