Estarão frente a frente somente candidatos que moram em Canoinhas
QUESTÃO LOCAL
O debate com os três candidatos a deputado estadual que declararam residência em Canoinhas marcado para às 19 horas desta segunda-feira, 19, com transmissão ao vivo pelo JMais (site, canal no YouTube e Facebook) é uma oportunidade única que os eleitores canoinhenses têm de decidir seu voto tendo como critério o bem da cidade.
Já escrevi outras vezes e volto a repetir: você pode não gostar de nenhum dos três, mas seja qual deles for eleito, trará muito mais recursos que qualquer outro candidato. O motivo é simples: questão de sobrevivência política. O deputado estadual foca todos os seus esforços na cidade onde recebe mais votos, se fizer o contrário, abrevia sua carreira. Não se reelege, não tem vida longa na política, tudo que o político não quer.
Por isso, faço um apelo aos leitores. Aproveitem a oportunidade de hoje analisar o que dizem os candidatos, se tem coerência, conhecimento, capacidade de gestão e de resiliência, algo tão caro na política. Não será o perfil “bate e arrebenta”, nem o perfil “inocente útil” que vai bem representar Canoinhas na Assembleia. O meio termo, o ponderamento, a empatia e a disposição em trabalhar é que farão a diferença. Se você identificar essas características em um dos candidatos, certamente tem bons motivos para votar nele.
CONFIRMADOS
Todos os três candidatos: Roberto Bradoski (PDT), Paulo Basilio (MDB) e Índio Fotógrafo (Avante) confirmaram presença no debate desta noite.
DINÂMICA
Dois assessores de cada um dos candidatos os acompanhará no estúdio do JMais. Eles ficarão em uma sala ao lado acompanhando o debate por um monitor. Nos intervalos eles terão contato com seus respectivos assessorados.
PEDIDO
Os candidatos a deputado estadual Abrahão Mussi (UB) e Ari Galeski (MDB) solicitaram por escrito participação no debate. Por questão de espaço e para assegurar a dinâmica, a organização estabeleceu como critério apenas candidatos que declararam à Justiça Eleitoral residir em Canoinhas.
FALANDO NISSO
Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) endossaram, na quinta, 15, três decisões da ministra Maria Claudia Bucchianeri, estabelecendo o entendimento jurídico de que os veículos de comunicação têm autonomia para estabelecer as regras das entrevistas com candidatos a cargos eletivos.
A decisão se refere a rádio e TV, que são concessões públicas. O caso do JMais, que é uma empresa privada que trabalha exclusivamente na internet, ou seja, não tem concessão pública, as regras para entrevistas e debates são de foro exclusivo da direção da empresa.
LOCAL

O debate com os candidatos a prefeito de Canoinhas também já tem data. Será no dia 23 de outubro, um domingo, às 20 horas, com presença de público. O evento ocorrerá no Império Music Lounge, com convidados dos promotores do evento – JMais, Associação Empresarial e Câmara dos Dirigentes Lojistas de Canoinhas (Acic e CDL) – e dos candidatos.
ESCOLA
O Município de Bela Vista do Toldo abriu licitação para construir uma escola de seis salas de aula. A obra será construída no centro.