segunda-feira, 5

de

maio

de

2025

ACESSE NO 

Curso de Direito da Ugv recebe mais uma vez o Selo OAB Recomenda

Últimas Notícias

- Ads -

Apenas 10% dos cursos do País recebem esse reconhecimento

Em um universo de mais de 1.900 cursos de Direito no país, apenas 10% são reconhecidos e recomendados pela OAB. O coordenador do curso de Direito da Ugv, professor Sandro Perotti, esteve em Brasília para receber o Selo de Qualidade OAB Recomenda. É a segunda vez consecutiva que o curso de Direito da Ugv recebe a premiação. Entre os 93 cursos de Direito em funcionamento em todo o Paraná, somente 17 receberam o Selo OAB Recomenda, que busca destacar os cursos jurídicos que, efetivamente, têm qualidade no país. 

O recebimento de mais esse reconhecimento é muito comemorado por professores e acadêmicos da Ugv. Com base no Índice Geral de Cursos (IGC) do Ministério da Educação (MEC), divulgado em abril de 2024, o curso de Direito da Ugv é o 4º melhor curso de graduação em Direito em todo o estado do Paraná. 

A cerimônia de entrega do Selo OAB Recomenda foi realizada na quarta-feira, 19, pelo Conselho Federal da OAB junto ao Clube de Engenharia de Brasília. Com o tema “O fortalecimento da advocacia brasileira a partir do ensino jurídico de excelência”, o evento contemplou só 198 cursos de Direito das cinco regiões do Brasil.

Divulgação

Durante a solenidade, o presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a importância da educação jurídica de qualidade para a formação de cidadãos éticos e comprometidos com os princípios da liberdade e igualdade. Ele explicou que o Selo de Qualidade é concedido com base nos resultados do Exame de Ordem da OBA e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) do MEC, e que seu objetivo é estimular uma formação cidadã dos atores do sistema de Justiça.

Simonetti abordou os desafios da formação jurídica no Brasil. Ele expressou preocupação com a expansão dos cursos de Direito, especialmente na modalidade a distância, e enfatizou a necessidade de um diálogo permanente entre a OAB e as instituições de ensino para garantir a qualidade da educação jurídica.