segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Crise financeira causa fechamento do Hospital Dr. Paulo Fortes de São Mateus do Sul

Últimas Notícias

- Ads -

Hospital atendia população de São Mateus do Sul e Antônio Olinto

Prestes a completar 95 anos de fundação, o Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes (HMDPF), que atendia a população de São Mateus do Sul e de Antônio Olinto, fechou as portas nesta quarta-feira, 7. O hospital vinha enfrentando dificuldades financeiras desde 2022 e suspendeu as atividades, após rompimento do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali). Funcionários foram colocados em aviso prévio e contratos com médicos e terceirizados serão encerrados.

No início de janeiro, o Portal RDX trouxe uma reportagem relatando o atraso do 13º e o corte de alimentação dos funcionários. No entanto, havia dificuldade no pagamento de plantões médicos, aquisição de insumos, serviços terceirizados e da própria folha de pagamento. A administração tentava implantar parcerias e buscava doações para enfrentar as dificuldades.

Nas redes sociais, a prefeita Fernanda Sardanha, publicou um vídeo esclarecendo a população e informando as medidas que serão tomadas para garantir a saúde e segurança dos cidadãos. Pacientes devem encaminhados para hospitais vizinhos até que seja resolvida a situação. Acompanhe:





NOVO HOSPITAL

Embora o HMDPF estivesse passando por uma crise financeira, havia um projeto de construção de um novo hospital. A expectativa era que a obra, que fica na BR 476, na saída para União da Vitória, fosse finalizada ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o projeto, o novo hospital contaria com 62 leitos (50 adultos e 12 infantis), salas de internação e espaços para cirurgias, exames de raio-x, tomografia, mamografia e ultrassonografia. Estavam previstas, ainda, três enfermarias para pré-parto, parto e pós-parto, além de áreas para estrutura de apoio técnico e logístico, somando 3,515 mil metros quadrados de ampliações, segundo informações divulgadas em reportagem do Portal RDX.

Obra do novo hospital estava 90% concluída/Cláudia Burdzinski/Portal RDX