segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Coturno de alta performance mais confortável do mundo desenvolvido para a PMSC é fabricado em SC

Últimas Notícias

- Ads -

Coturno usado por policiais da PMSC é considerado um dos melhores do mundo nos quesitos conforto, desempenho, durabilidade e custo

Em fevereiro, o governo de Jorginho Mello em Santa Catarina anunciou mudanças no fardamento de toda a corporação da PMSC. Uma delas é mudança na cor dos coturnos dos policiais militares. Atualmente, a tropa utiliza botas pretas, mas a ideia é trocá-las por modelos na cor cáqui. A determinação é do coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, atual comandante-geral da corporação. De acordo com a PM, essas mudanças também representarão uma economia de R$ 2,73 milhões.

O novo coturno cáqui da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi especialmente desenvolvido pela empresa PARABELLUM para atender às necessidades das forças de defesa e segurança de Santa Catarina. Ele está disponível em duas versões: impermeável e resistente à água. A versão resistente à água proporciona uma barreira protetora para os pés em condições úmidas, garantindo proteção e segurança aos policiais em qualquer ambiente, aliados ao conforto e estabilidade. Na versão impermeável do coturno, ele conta com uma membrana osmótica e costuras termo-seladas que garantem total impermeabilidade.

Há mais de uma década, a empresa PARABELLUM calça profissionais de defesa e segurança no Brasil. Se utilizando da experiência na fabricação de calçados técnicos de alta tecnologia da empresa paranaense VENTO, a PARABELLUM desenvolveu e fabrica o novo coturno padrão da PMSC que agora conta com um dos melhores coturnos no mundo, fabricados em Caçador (SC). A PARABELLUM é também a única empresa brasileira que desenvolveu calçados utilizando como base o pé do brasileiro. A maior parte das empresas utiliza forma padrão chinesas ou americanas.




QUALIDADE E TECNOLOGIA

Todos os coturnos da PARABELLUM são produzidos com microfibra, que é muito mais leve e durável que coturnos feitos em couro.  Quando comparado ao couro, a microfibra é mais transpirável, 5 vezes mais resistente em relação a rasgos, 2 vezes mais resistente em relação à abrasão, 20 vezes mais resistente em relação à flexão, 2 vezes mais leve, muito mais fácil de limpar, não precisa ser engraxado ou hidratado e seca muito mais rápido. Profissionais que já se acidentaram de moto e que usavam um coturno da Parabellum, ouviram de médicos que “não fosse o coturno, o pé deles estaria destruído”, destacando a qualidade e proteção do produto.

O solado Carbon Grip Extreme Tactical utilizado pela PARABELLUM possui elevada resistência ao calor, resistindo a 300°C por 1 minuto, para situações onde é necessário pisar sobre brasa ou chamas. Possui também um composto que diminui o ruído ao se caminhar, essencial para a atividade militar, além de diferentes zonas de tração, frenagem, estabilização e ângulos de entrada das pisadas que respeitam a biomecânica da marcha humana. Tem ótimo nível de aderência nos mais variados tipos de terrenos e proporciona grande flexibilidade e estabilidade, mesmo em condições extremas de uso. 

A palmilha anti-perfuro exclusiva da PARABELLUM oferece proteção máxima contra objetos perfuro cortantes, estabiliza a pisada controlando os movimentos de supinação e pronação, mantém a flexibilidade do calçado e aumenta o conforto aos usuários. Já a palmilha Ortholite é reconhecida como a melhor palmilha de alta performance do mundo, sendo utilizada pelas melhores marcas mundiais de calçados, com taxa de compressão inferior a 5%.



SATISFAÇÃO

Tenente-coronel Christopher Rudolf Froehner, hoje comandante do 1° Batalhão de Pronta Resposta SC, destacou que o coturno é um grande aliado da tropa. Conforto, segurança, beleza são os diferencias do coturno. Mas o mais importante, segundo Froehner, é o desempenho e capacidade de trabalho dele, é mais leve, ajustável aos pés. É algo sensacional. “Até hoje não vi algo assim para nosso uso em diversos tipos de terrenos e situações, sol, frio, chuva e outros”, frisou o tenente-coronel.

Major Marcelo Correia Macedo, comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar em Caçador, destaca que é uma honra usar e falar desse coturno, uma vez que é fabricado aqui na cidade. “O coturno para nossos policiais é uma grande ferramenta de trabalho, uma vez que ele tem a mais moderna tecnologia que existe para os pés. Produto de extrema importância para qualquer atividade, seja combatendo o crime, salvando pessoas, auxiliando a comunidade. “É um presente para nossa instituição essa tecnologia nos nossos pés”, ressalta.

Coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, comandante da Polícia Militar de SC, em recente fala a tropa do 3° BPM em Canoinhas, voltou a destacar as evoluções da corporação. Falou do fardamento e do Coturno Padrão PMSC PARABELLUM: “o melhor coturno do mundo vocês irão usar”, se referindo a corporação. Ele lembrou que as forças militares de outros estados estão vindo buscar a tecnologia da PARABELLUM. “Recentemente soubemos que o exército dos Emirados Árabes está vindo buscar essa bota para superar os extremos clima de outros países”, salientou.





UNIFORMES OPERACIONAIS

Além de coturnos, a PARABELLUM apresenta uma linha de uniformes operacionais, com níveis de qualidade internacional. Junto à uma modelagem inteligente, os uniformes operacionais da marca oferecem desempenho, resistência e conforto capazes de rivalizar com as melhores marcas do mercado mundial.

Entre algumas forças notórias que utilizam seus coturnos e uniformes, estão: Choque de São Paulo, COE de São Paulo, Guardas Municipais de diversos estados brasileiros, PMSC, Garra-SP, CAvPM – Pmesp, Detru de São Bento do Sul/SC, CBMAC, Setran-PR, Romu – Atibaia e Notaer-ES.

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA O SITE DA PARABELLUM