Oficina teve ênfase no atendimento a vítimas surdas
Bombeiros militares, comunitários e efetivo civil de Canoinhas, Três Barras e Major Vieira participaram de uma Oficina de Língua Brasileira de Sinais (Libras), com ênfase no atendimento a vítimas surdas, nos dias 19 e 20 de agosto.
A análise histórica mostra que a comunidade surda tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade, porém a falta de comunicação entre surdos e ouvintes ainda é uma barreira atitudinal que causa constrangimentos para ambos os lados.
Nesse sentido, a atividade de ensino teve justamente como premissas o fortalecimento do nível técnico do efetivo local e a preparação para o atendimento de ocorrências envolvendo pessoas surdas.
Segundo a instrutora da capacitação, Marizete Darmorus Pereira, neuropsicopedagoga, professora e intérprete de Libras, além de mestranda no programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei), a comunicação é um fator essencial para garantir o acesso da pessoa surda a diversos serviços e setores da sociedade, especialmente nas áreas de saúde, assistência e segurança.
Durante o treinamento, trabalhou-se a Libras voltada para situações em que o bombeiro, ao deparar-se com uma vítima ou um acompanhante surdo, possa se comunicar de maneira rápida, prática e efetiva. Para a corporação, após o treinamento, não restam dúvidas que as equipes locais do CBMSC estarão aptas a proporcionarem atendimentos melhores e mais dignos a pacientes surdos.


