Novos integrantes foram capacitados por nove meses em 21 disciplinas e no estágio operacional
O quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Canoinhas recebeu nesta quinta-feira, 18, dez novos soldados para reforço da equipe. Eles fazem parte dos 261 formandos, que concluíram neste mês o Curso de Formação de Praças (CFP) e estão prontos para atuar e somar ao trabalho já realizado pelos militares que estão na ativa.
São eles:
- João Victor Cardoso (soldado JOÃO VICTOR)
- Mariane de Lima (soldado MARIANE)
- Yvens Friedrich de Oliveira (soldado DE OLIVEIRA)
- Crislleny Luzia Marques (soldado LUZIA)
- Luiz Gustavo Davet (soldado DAVET)
- Anderson Rodolfo Pinto Almeida (soldado ANDERSON)
- Lucas Machado Santiago Silva (soldado LUCAS MACHADO)
- Samanta dos Santos Biluk (soldado BILUK)
- Fábio dos Santos Piechontkoski (soldado FÁBIO)
- Paulo Cesar Vachinski (soldado VACHINSKI)

De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), os novos soldados foram capacitados por nove meses em 21 disciplinas e no estágio operacional, totalizando uma carga horária de 1.494 horas/aula. As aulas iniciaram em agosto de 2023 e encerraram neste mês de abril de 2024.
Todas as turmas que encerram a sua trajetória de formação nos cursos do CBMSC escolhem um nome, que por seu exemplo ou prática, inspiram os formandos. Os novos soldados que se formaram na sexta-feira, 12, fazem parte da Turma Coronel BM Edson Luiz Biluk, ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Canoinhas.
O coronel BM Edson Luiz Biluk, falecido em 24 de janeiro deste ano, era perito de incêndio e avaliados de desempenho de Sistemas Preventivos Contra Incêndio, foi diretor de Atividade Técnicas, ocasião em que participou da elaboração e revisão de diversas normas brasileiras e instruções normativas.
Além disso, atuou como coordenador de Execução de Projetos Comunitários e foi um dos responsáveis pelo sucesso dos programas Guarda-Vidas Civil e Bombeiro Comunitário no Estado no CBMSC.
Apaixonado pela instituição, mesmo estando na Reserva Remunerada, se dedicou até o fim da vida ao CBMSC ao desempenhar a função de Coordenador do Núcleo de Informações de Desastres pela Secretaria de Estado da Defesa Civil.
Ele era pai da aluna-soldado Biluk, o que reforça que seu sangue bombeiro militar segue presente na corporação e a formatura da filha no CFP, na sexta-feira, 12, coroou uma trajetória de sucesso e dedicação ao CBMSC. Ela escolheu trabalhar em Canoinhas.

*Com informações do CBMSC