domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Contenção de rochas em União da Vitória avança com chegada de maquinário pesado

Últimas Notícias

- Ads -

Objetivo é evitar que ocorram novos deslizamentos

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) iniciou os trabalhos com maquinário pesado nas obras de estabilização do solo no trecho da PRC-466 em União da Vitória.

A estabilização tem o objetivo de resolver o problema da recorrente queda de rochas em dias chuvosos nas proximidades da Ponte Manuel Ribas. A extensão das obras tem aproximadamente 400 metros.

Os primeiros meses da obra, iniciada no final do ano passado, foram para remoção de interferências e ajustes do local, como a transferências de postes de iluminação e energia elétrica. Com o fim dos serviços, já foi iniciada a implantação do canteiro de obras e a limpeza da camada vegetal.

O segmento da PRC-466 também será deslocado em cerca de cinco metros, gerando uma distância maior para o Rio Iguaçu, o que vai aumentar a segurança da pista nas épocas de cheia do rio. De acordo com o DER, a conclusão está prevista para o início do segundo semestre deste ano.

Para a solução da drenagem, serão construídas sarjetas em concreto no pé do paredão e na banqueta, conectadas à caixa coletora e bueiro, valetas de proteção e drenos longitudinais em solo e rocha.