sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Confira o debate completo com os candidatos à prefeitura de Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Debate teve plateia com 300 pessoas

O JMais encerrou nesta quinta-feira, 3, a série com os debates com os candidatos a prefeito da região, com o debate ao vivo entre os candidatos a prefeito de Canoinhas. O debate aconteceu no espaço Joy Festas e Eventos, com plateia de 300 pessoas.

Foram distribuídos 50 convites para cada um dos cinco candidatos, totalizando 250 convidados. Os outros 50 convites foram distribuídos pela produção do JMais entre anunciantes e apoiadores.

O encontro reuniu os cinco postulantes ao cargo: Andrey Watzko (PT) pela coligação Renova Canoinhas, composta pela Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil – PT, PC do B e PV e o partido Avante; Cleverton Durau (Podemos) pela coligação Podemos construir uma nova história para Canoinhas, composta pelo Democracia Cristã, Federação PSDB Cidadania (PSDB e Cidadania) e o Podemos; Juliana Maciel (PL) pela coligação O trabalho vai continuar, composta pelo PL, Progressistas, União Brasil, Agir e PRD; Paulo Basilio (MDB) pela coligação Amor, trabalho e compromisso, composta por MDB, PSD, Republicanos e PSB; e Samuel Lubke pelo PRTB.

As perguntas do público foram enviadas até o meio-dia desta quinta-feira, 3, pelo WhatsApp do JMais. Elas foram selecionadas pela mesa julgadora e, posteriormente, sorteadas durante o debate, portanto, não podiam ser direcionadas a um candidato em específico.

Acesse a transmissão do debate no link acima.

Conheça os candidatos:

ANDREY WATZKO tem 45 anos de idade. Casado com Angela Carlos Watzko – professora ACT pela rede estadual, é filho de Silvio Lourenço Watzko (caminhoneiro aposentado) e Helena Maria Watzko (operária aposentada). Nascido e criado em Canoinhas, morador da Cohab 1 até o ano de 2005, e até o ano de 2015 no bairro Industrial 1. Começou a trabalhar ainda muito jovem no comércio do avô, Maximiliano Watzko na Cohab 1. Ao completar 16 anos de idade, começou a trabalhar no Fricasa Alimentos como auxiliar de almoxarifado, passando mais tarde a exercer a função de almoxarife, onde trabalhou por sete anos. No ano de 2000 ingressou no curso de Direito da UNC-Canoinhas, concluído em dezembro de 2004. No ano de 2002 até o ano de 2005 trabalhou na AOB/Subseção de Canoinhas. A partir de 2003, trabalhava também no escritório de Advocacia de Moacir Evaldo Hellinger e Bráulio Renato Moreira, no período matutino, enquanto que no período vespertino trabalhava na OAB/Canoinhas. A noite cursava a faculdade de Direito. Ingressou na carreira como profissional da Advocacia no início de 2007, profissão que exerce até os dias atuais. Em 2023 assumiu a presidência da Associação Comunitária Cultural Santa Cruz de Canoinhas, mantenedora da Rádio Nativa FM.

Seu candidato a vice é o agricultor Roberto Bradoski.

CLEVERTON DURAU, natural de canoinhas, é filho de Marilde Alves e Miguel Carlos Durau.

Foi candidato a vereador no ano de 2012, ficando suplente de vereador, assumindo no ano de 2016 por 30 dias, apresentando diversas proposições e requerimentos.

Empresário do ramo gráfico por 20 anos, presta serviços para empresas da região.

Presidente do Rotary na gestão 2020/2021, tendo atuação na realização de campanha para atender famílias necessitadas, e no lançamento do projeto Recicla Canoinhas.

Praticante e incentivador do esporte amador, em especial do futebol, modalidade que pratica; também é apreciador e cultivador da tradição regional sulista, foi ginete de cavalos e montaria em boi.

Seu candidato a vice é Chicão Caminhoneiro.

JULIANA MACIEL nasceu e cresceu em Canoinhas. É advogada, professora universitária e é pós-graduada em Direito Público.  Foi coordenadora do Procon, atuando na defesa dos direitos do consumidor. Eleita vereadora em 2020, se comprometeu com as causas sociais, sendo uma das fundadoras da Associação dos Pais e Autistas de Canoinhas.

Em 2022, com 29 anos de idade, se tornou a primeira prefeita de Canoinhas, em eleição suplementar. Juliana é também a prefeita mais jovem do estado de Santa Catarina.

Sua candidata a vice é a assistente social e teóloga Zenilda Lemos.

PAULO BASÍLIO, filho da Lyz e do Roberto, Paulo Basílio tem 30 anos, é casado com a enfermeira Amanda Slabadack e pai da pequena Ana Amália. Tem formação acadêmica em Direito pela UNC Canoinhas e começou sua carreira na vida pública junto ao ex-prefeito e seu candidato a vice, Beto Faria, na implementação da assessoria da juventude na Prefeitura de Canoinhas. Atualmente é professor do ensino médio profissionalizante na rede pública estadual.

Paulo Basílio já atuou em florianópolis, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo de Santa Catarina. Foi vereador entre 2017 e 2020 e também presidente da Câmara de Canoinhas. Disputou as eleições municipais de 2020 como candidato a vice-prefeito e a de deputado estadual, em 2022, ficando como suplente pelo MDB.

Seu candidato a vice é o ex-prefeito Beto Faria.

SAMUEL LUBKE, brasileiro, casado, tem 51 anos, pai de três filhos.

Atua como comerciante no ramo sucateiro há 30 anos, acumulando vasta experiência no setor. Além disso, ocupa a presidência do partido PRTB municipal.

Também é delegado da agência Sicoob Campo d’Água Verde, reforçando, segundo ele, o compromisso com o cooperativismo e o fortalecimento das iniciativas locais.

Entre 2011 e 2013, atuou como secretário na associação dos moradores do bairro Campo d’Água Verde, durante a gestão de Benjamim Venturelli Júnior.

Adicionalmente, foi presidente da APP da EEF Sagrado Coração de Jesus, no período de 2014 a 2018.

Formado em Administração Rural pela Epagri Videira.

Seu candidato a vice é o pastor Elias Alves de Souza.



Confira a dinâmica dos blocos:

REGRAS

O debate teve cinco blocos, seguindo a seguinte dinâmica dos debates anteriores:



Bloco 1

No bloco inicial, uma apresentação de todos os candidatos a prefeito e seus respectivos vices será lida pelo mediador. O texto das apresentações foi enviado à organização do debate pelas assessorias de cada candidato.

Na sequência, cada candidato respondeu a uma pergunta com a descrição de temáticas como corrupção, saúde, educação, esporte e lazer, administração e finanças, moradia, infraestrutura pública, agricultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e mobilidade urbana.

O candidato pode escolher um adversário para comentar sua resposta, utilizando o tempo máximo de até 1 minuto, e teve direito a tréplica de até 30 segundos.

A ordem das respostas já foi sorteada com candidatos ou representantes em reunião realizada no estúdio do JMais.



Bloco 2

No segundo bloco, os candidatos enfrentaram um ao outro. Todos perguntaram, mas o próprio candidato é quem escolhia quem iria responder ao seu questionamento. Os candidatos tinham até 30 segundos para formular a pergunta, o escolhido teve 2 minutos para a resposta, o questionador teve mais 1 minuto para tréplica, assim como o respondente, que teve ainda mais 1 minuto para sua tréplica.



Bloco 3

No terceiro bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de responder perguntas da população. As perguntas elaboradas pelo público e pelos jornalistas do JMais serão selecionadas por uma mesa julgadora da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para serem respondidas pelos candidatos.

Cada candidato teve até 2 minutos para a sua resposta e escolheu um adversário para comentar a resposta, e pode usar até 1 minuto para o comentário. O respondente teve mais 30 segundos para acréscimo.



Bloco 4

O bloco seguiu a mesma dinâmica do bloco 2, com confronto direto entre os candidatos. Todos perguntaram, mas o questionador é quem escolhia qual candidato iria responder à questão.



Bloco 5

No último bloco, cada um dos candidatos teve até 3 minutos para resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.



ACORDO

Em reunião, representantes de todos os candidatos, aprovaram as regras.