segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Condenação na Operação Patrola complica situação do prefeito de Papanduva e nova eleição deve ser marcada

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Ele deve perder o mandato

COMPLICADO

No mesmo dia em que a comarca de Canoinhas ficou somente com uma prefeita fora da cadeia – no caso Juliana Maciel Hoppe (PSDB), de Canoinhas – o prefeito de Papanduva, preso na primeira fase da Operação Mensageiro, Luiz Henrique Saliba (PP), sofreu novo revés. E este nada tem a ver com a operação Mensageiro.

Veio à tona nesta quinta que Saliba foi condenado no dia 12 de abril no âmbito da Operação Patrola, cuja primeira condenação remonta ao seu primeiro mandato. Só que agora, a condenação transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso. Dessa forma, por mais este motivo, a Câmara de Vereadores deve oficializar a cassação de seu mandato.

Hoje o município é comandado interinamente pelo vereador Jeferson Chupel (PSD) e como o vice-prefeito Jaime Iainkoki, também renunciou, se faz necessária a realização de uma nova eleição.

Com essa nova sentença condenatória, Saliba deverá ter o mandado cassado, segundo apurou o site Primeira Página. Essa comunicação em primeira etapa deve vir da Justiça Federal para a Vara Federal de Mafra, que por sua vez, comunicará o juiz (de origem), da execução da pena. Em termos mais simples, explicado ao site pelo advogado de Saliba, Dr. Manolo Del Olmo, a Câmara, então, através de sua presidente, hoje a vereadora Sandra Silva (PSD), terá de convocar uma nova eleição.

Saliba é acusado de superfaturar a compra de uma patrola para receber propina.




VAI LONGE

Com a quarta fase da Operação Mensageiro deflagrada nesta quinta, chegou a 15 o número de prefeitos presos nas quatro fases. A Mensageiro apura a suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina.





ABALO

A prisão de Luis Shimoguiri (PSD) às 6 horas desta quinta, 27, foi tão dramática que o Corpo de Bombeiros foi chamado para atender pessoas que teriam passado mal dentro da casa do prefeito. Contudo, ele foi preso em seu apartamento em Três Barras. Ao mesmo tempo o Gaeco esteve na casa dele.





SEMANA RUIM

Prefeito de Bela Vista do Toldo, Alfredo Cesar Dreher (Podemos) certamente, está passando a pior semana de sua vida. Na terça-feira, 25, levou um corretivo da vereadora Maíra Mizwa (PL), que escorou o prefeito ao usar a tribuna logo depois de ouvir os lamentos do prefeito com relação a (falta de) segurança nas escolas.




DIGA-ME COM QUEM ANDAS…

O secretário de Obras de Bela Vista do Toldo, Jocemar Freitas, tinha o apelido de prefeitinho. Isso porque ele costumava negociar contratos e assumir compromissos em nome do prefeito Alfredo Dreher. Uma espécie de primeiro ministro.





PRESENTIMENTO

Desde a deflagração da sétima fase da Operação Et Pater Filium, gente que está prestes a ser presa tem sondado este colunista com perguntas nada ortodoxas dias antes de ir para o xilindró.






INSTÂNCIA

O dr Eduardo Veiga Vidal, juiz criminal de Canoinhas, já recebeu parte do inquérito da Operação Mensageiro referente ao grupo de presos que não tem foro privilegiado. O processo segue em segredo de Justiça.




NOVO RÉU

O prefeito de Itapoá, Marlon Neuber (PL – foto), poderá pegar uma pena de até 240 anos de prisão por corrupção passiva. Ele, que estava preso preventivamente desde dezembro de 2022, se tornou réu nesta quinta-feira 27, no âmbito da Operação Mensageiro.





“Defendo a fiscalização, transparência, busca da verdade e esclarecimento dos fatos, para que a verdade prevaleça. A operação é trabalho para a polícia, que está fazendo o seu papel”

do governador Jorginho Mello (PL) sobre a operação Mensageiro





CONTRAPONTO

A prefeitura de Canoinhas respondeu a nota da coluna sobre o atendimento à família da menina que teria sido violentada pelo padrasto em João Pessoa (PB). A família reclamava de falta de assistência por parte do Município:

“A Secretaria Municipal de Assistência Social de Canoinhas esclarece que a família foi acolhida; com último atendimento presencial tendo sido realizado no dia 24 de abril.

A criança estava na Paraíba e o pai em Canoinhas.

Pela legislação atual, o pagamento do transporte do pai para o Nordeste somente poderia ter sido autorizado com documentação que comprovasse a necessidade da presença do pai na Paraíba.

Mesmo com o contato da equipe da Secretaria de Assistência de Canoinhas com os profissionais da cidade da menina, a documentação não foi entregue em tempo hábil e por isso a passagem de ida não foi custeada pela prefeitura de Canoinhas.

A prefeitura de Canoinhas será responsável pelo retorno deles de Curitiba até aqui. Carro do Município irá buscar pai e filha no aeroporto.

A Secretaria de Assistência Social reitera o compromisso com as necessidades e o bem-estar da população trabalhando no apoio e prestação de serviço às famílias que vivem em Canoinhas, mas sempre respeitando a legislação e as diretrizes inerentes às políticas públicas.”




INCONSTITUCIONAL

 O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional a atual forma de reajuste de salários dos deputados estaduais de Santa Catarina. O Estado possui uma lei que fixa os subsídios dos parlamentares em 75% do que recebe um deputado federal, mesmo que a Constituição Federal não permita vinculações que resultem em aumentos automáticos para representantes políticos estaduais. A decisão foi votada em plenário em 12 de abril.





SEGURANÇA

O governador do Estado, Jorginho Mello aprovou, na quarta-feira, 26, a Lei 18.643, de 26 de abril de 2023, de autoria do deputado estadual Jair Miotto (União Brasil). A normativa dispõe sobre a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas unidades da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina.

O texto define que a instalação dos equipamentos deve considerar, proporcionalmente, o número de alunos e funcionários existentes na unidade escolar, além das características territoriais e dimensões, respeitando as normas técnicas exigidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).