sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Como seria nosso dia a dia sem as florestas plantadas?

Últimas Notícias

- Ads -

Como seria a nossa rotina diária sem esses produtos elaborados a partir de florestas plantadas?

José Sawinski Júnior*

Olhe ao seu redor por um instante e veja quantos produtos de florestas plantadas fazem parte do seu dia a dia.

São mesas, cadeiras, madeira para usos diversos, papéis (de impressão, sanitários, moeda, especiais) cadernos, livros, lápis, chapas de compensado, móveis, janelas, portas, forros, pisos, embalagens, carvão, biomassa, aço verde, nanocelulose (celulose em escala milimétrica com uso em diversos segmentos industriais), celulose solúvel e muito mais. Lembre ainda que existem os produtos florestais não madeireiros, como óleos essenciais, fibras, resinas, gomas, matéria-prima para medicamentos, produtos de higiene, limpeza, cosméticos, entre tantos outros.

Como seria então, a nossa rotina diária sem esses produtos elaborados a partir de florestas plantadas?

Teríamos menos conforto, menos opções, e seria necessário adaptação para viver sem eles. Muitas inovações, trabalhos de pesquisa e desenvolvimento de produtos a partir das florestas plantadas, e que tornam nossa vida mais fácil, simplesmente não existiriam. Menos empregos e geração de renda, economia enfraquecida, principalmente em cidades de interior, mais afastadas dos grandes centros urbanos.

A opção de obter estes produtos a partir de materiais substitutos como plásticos, metais, vidros e outros sintetizados artificialmente, talvez fosse restrita para tamanha substituição, do ponto de vista de escala, custo-benefício, operacional e ambiental.

A alternativa de obter estes produtos a partir de florestas nativas, seria insustentável, um crime ambiental, uma volta ao tempo em que os bens de consumo eram provenientes exclusivamente do extrativismo. Além disso, uma afronta aos recursos naturais, cada vez mais escassos frente ao avanço da população global, com demandas de consumo crescentes.

Para que esta vasta gama de produtos florestais esteja presente em nosso dia a dia, de maneira sustentável, em conformidade com a lei e respeitando o futuro do planeta, é necessário que haja florestas plantadas. Mas afinal, o que são florestas plantadas?

São florestas com fins comerciais, plantadas para serem colhidas, assim como culturas agrícolas a exemplo da soja, feijão e milho por exemplo. Cumprem o papel econômico, ambiental e social, mitigando os impactos sobre recursos naturais e florestas nativas.

Além de produzir bens de consumo essenciais para nossa vida, para cada 1 hectare de floresta plantada no Brasil, conserva-se aproximadamente 0,7 hectare de área natural. Isso garante equilíbrio com produção sustentável e preservação ambiental das nascentes de rios, fauna e flora.

O Brasil conta atualmente com 10 milhões de hectares de florestas plantadas, predominando os gêneros Eucalyptus e Pinus, originários da Austrália e Estados Unidos respectivamente, introduzidos no Brasil há mais de 50 anos, e em constante desenvolvimento para maximização dos níveis de produtividade.

É um setor cada vez mais consolidado, focado em bioeconomia de larga escala, com produção baseada na biodiversidade e preservação de recursos naturais, empregando novas tecnologias, com certificações reconhecidas internacionalmente, trabalhando em harmonia com a sociedade, gerando valor e crescimento sustentável.

Outra contribuição importante do setor de florestas plantadas é a fixação de carbono nas árvores, mitigando os impactos das mudanças climáticas

O setor de árvores plantadas também é responsável por cerca de 2,6 milhões de empregos diretos, indiretos e resultantes do efeito-renda no Brasil, contribuindo para o progresso socioeconômico, especialmente de regiões afastadas dos grandes centros urbanos.

Fonte de dados: Relatório Anual IBÁ, 2023

*José Sawinski Júnior é diretor florestal da The Forest Company e doutorando em Economia Florestal UFPR