quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Como enviar seu currículo por email

Últimas Notícias

- Ads -

Interessou-se por uma vaga que foi anunciada e precisa enviar seu currículo? Tire todas as suas dúvidas sobre como enviar o seu currículo por e-mail

Com a crescente divulgação de vagas por meio digital, o envio de currículo por e-mail cresceu exponencialmente. No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito desta prática.

O currículo é uma espécie de propaganda. E, quando se trata de enviar currículo por e-mail, a atenção é retida já no corpo da mensagem.

Neste sentido, você já está imaginando a importância do texto para enviar currículo por e-mail. Então, para não errar mais, saiba como enviar o seu currículo por e-mail.

Como montar um currículo?

Antes mesmo de pensar em enviar o currículo por e-mail é preciso elaborá-lo. Para isso, existem diversas ferramentas, do Word ao Google Docs, para produzir o documento.

Inicie com um cabeçalho contendo suas informações pessoais. A seguir, pense em todas as qualidades, experiências e habilidades. Estas informações serão o ponto chave para saber o que enfatizar no currículo.

Lembre-se de priorizar todas as conquistas e resultados positivos. Isso significa incluir premiações e reconhecimentos.

Para enriquecer o currículo, descreva dados efetivos. Ou seja, sempre que possível, quantifique as conquistas com números. Por exemplo, aumento das vendas em 20%. Em seguida, explique as estratégias usadas.

Apenas quando estiver pronto, será hora de pensar em como enviar o currículo por e-mail.

Qual o tamanho do corpo do e-mail?

Muitos candidatos acreditam que quanto mais explicadas estiverem suas qualidades, maiores serão suas chances. Porém, não será na hora de enviar o currículo por e-mail que isto deve ser feito.

Na hora de escrever o corpo do e-mail considere um equilíbrio. A mensagem precisa ser curta e sucinta, ao mesmo tempo, informativa e relacionando o que é realmente necessário.

Assim, elenque os tópicos que deseja. Mas, tenha cuidado para que a escrita total do e-mail não ultrapasse três parágrafos.


Qual linguajar utilizar ao enviar um currículo por e-mail?

Como estamos considerando um processo seletivo para uma corporação, o tom utilizado deve ser o formal. Porém, não tente fantasiar ou utilizar palavras que não usa no cotidiano. O texto precisa ser de fácil leitura e compreensão.

Se o recrutador precisa ler o texto diversas vezes até entender, significa que não houve sucesso na escrita.

Novamente, aqui vale o equilíbrio. Não seja descontraído e informal demais. Ressalta-se a importância de não utilizar gírias ou termos incorretos.

Encontrando o assunto apropriado

O assunto é o primeiro contato do recrutador com seu currículo. Por isso, dê atenção extra para esta questão na hora de enviar seu currículo por e-mail.

É muito comum que ao ser anunciada uma vaga, já seja explicitado qual deve ser o assunto descrito na mensagem. Neste caso, opte por utilizar especificamente o que foi pedido.

Porém, se não houver, será possível pensar em um título que se destaque. Assim, considere a profissão com um verbo de ação e o nome da vaga ou da empresa.

Neste sentido, é válido incluir algo em que se destaque, como prêmios ou experiência.

Considerando estes pontos, um título possível seria algo como: Gerente de contas com 20 anos de experiência almeja vaga de Gerente Comercial.

Obviamente que para encontrar o melhor assunto é preciso testar. Por isso, teste até encontrar aquele que melhor expresse o profissional que você é.


Compondo o corpo da mensagem

Inicie o corpo da mensagem para enviar currículo por e-mail com uma saudação cordial. Se possível, insira o nome do destinatário.

Seguindo, descreva uma pequena apresentação. É válido incluir rapidamente suas experiências e habilidades, algo que o recrutador sempre quer ver em um currículo. Porém, não há necessidade de se aprofundar, seu currículo completo estará em anexo.

Confira novamente o anúncio e pense no que te faz o candidato ideal. Neste sentido, escreva uma pequena frase que expresse seu interesse e como pode fazer diferença para a empresa.

Sem se estender, inclua informações que façam com que o recrutador perceba que houve pesquisa prévia sobre a companhia.

Finalize a mensagem para enviar o currículo por e-mail com uma singela despedida. Lembre-se de incluir, como um rodapé, o nome completo e informações de contato.


Hora de enviar o currículo por e-mail

Após terminar a composição do corpo do e-mail, não esqueça de revisar o conteúdo.

Observe também se o anexo do currículo por e-mail está salvo em formato PDF e se está nomeado adequadamente. Desta forma, procure sempre deixar os arquivos padronizados com seu nome e o nome da vaga pretendida.

Esta é a hora de testar como este e-mail será recebido. Portanto, envie para seu próprio endereço de e-mail – atenção, utilize um endereço adequado, como seu nome e sobrenome, por exemplo.

Se não houver erros de digitação, de concordância, na vaga pretendida, nome da pessoa ou da empresa. Obviamente, confira também se os anexos foram incluídos e se estão corretos.

Então, basta enviar o currículo por e-mail e esperar para agendar e realizar a entrevista.