Inovações em Sistemas de Scanner LIDAR e Drones foi o tema do evento
No sábado, 30, a Associação dos Arquitetos e Engenheiros do Vale do Canoinhas (AEVC) promoveu o Dia de Campo: Inovações em Sistemas de Scanner LIDAR e Drones. O evento ocorreu no Rancho do Caniço, na localidade de Taunay, zona rural de Canoinhas.
Os palestrantes engenheiros Gilson Pedrassani e Mateus Giumbelli apresentaram de maneira interativa e prática as novidades, lançamentos e o que há de mais inovador no que se refere Sistemas de Scanner LIDAR e drones.
O evento foi destinado a engenheiros civis, ambientais, geotécnicos, agrônomos, pesquisadores, estudantes e profissionais da área e proporcionou uma imersão nas tecnologias mais recentes de scanner LIDAR e drones, destacando suas aplicações, benefícios e impactos na engenharia moderna.
O uso de sistemas LIDAR (Light Detection and Ranging) na engenharia tem revolucionado a maneira como os dados topográficos e de vegetação são coletados e analisados. Esses sistemas utilizam pulsos de laser para criar imagens tridimensionais detalhadas do terreno e da vegetação, permitindo uma análise precisa do ambiente monitorado.

Os drones têm se tornado ferramentas indispensáveis na engenharia moderna, oferecendo uma maneira rápida e eficiente de monitorar e gerenciar grandes áreas de projetos. Equipados com câmeras de alta resolução, sensores multiespectrais e térmicos, os drones fornecem dados valiosos que auxiliam na tomada de decisões precisas.
Os participantes puderam visualizar de maneira prática as aplicações dos sistemas LIDAR na Engenharia que vai do mapeamento de terreno e solo, com a criação de mapas topográficos de alta resolução que ajudam na identificação de áreas para construção, análise de estabilidade e planejamento de projetos até monitoramento de infraestruturas com avaliação da integridade de infraestruturas como pontes, edifícios e estradas, detectando possíveis falhas e desgastes. Atua ainda na gestão de recursos hídricos, promovendo planejamento e gerenciamento eficiente de sistemas de drenagem e controle de inundações; e planejamento de construções com dados precisos para a modelagem e simulação de projetos.

As inovações em sistemas de scanner LIDAR e drones têm um impacto significativo na modernização do setor de engenharia, promovendo a precisão e a gestão eficiente dos projetos. As palestras, combinadas com as demonstrações práticas que ocorreram no evento, foi estímulo à inserção de novas tecnologias na engenheira e agronomia fomentando à inovação e melhoria de práticas na área, além da criação de uma rede de contatos e troca de experiências entre profissionais dos setores.
Em sua fala, o arquiteto Ederson Jean Schroeder destacou a representatividade e importância da AEVC e agradeceu ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/SC) pelo apoio e aos presentes por prestigiarem o Dia de Campo que demandou muito esforço da associação.

Participaram do evento, a inspetora engenheira florestal Aline Akemi Hayasida Prussaki, representando o presidente do Crea-SC, o engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier, engenheiros e arquitetos associados e a comunidade em geral.
O evento promovido pela AEVC e patrocinado pelo CREA/SC.



