Objetivo é de garantir a continuidades das condições seguras de operação
A Parada Programada de Inspeção e Manutenção da SIX, subsidiária da Petrobras, finalizou no mês de janeiro em São Mateus do Sul e movimentou certa de 450 empregos diretos. Segundo informações da assessoria da Petrobras, aproximadamente 80% desses funcionários contratados pelas empresas que realizaram os serviços eram residentes de São Mateus do Sul, proporcionando geração de renda e estimulando a economia local.
Foram realizados serviços de limpeza, manutenção ou modificações em diversos equipamentos, entre eles o forno, o reator de pirólise e a tocha, além de tubulações, vasos e tanques. “A parada foi realizada com o objetivo de garantir a continuidades das condições seguras de operação dos equipamentos, atender às normas exigidas pelo Ministério do Trabalho e recuperar a eficiência produtiva”, diz a assessoria.
Segundo informações repassadas para a reportagem da RDX, o investimento da Petrobras na Parada Geral da SIX foi da ordem de R$ 40 milhões.
Carlos Roberto Chaves, secretário da pasta de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia, informa que a previsão inicial era de que 800 pessoas fossem contratadas para trabalhar durante a Parada, porém por questões contratuais, o número caiu para 450.
Isso ocorreu em função do prolongamento do período de parada. Inicialmente esse período iria ocorrer em 28 dias, mas passou em praticamente o dobro dessa previsão. “Dobrando o prazo da parada, diminui o número de contingente de mão de obra para a execução”, explica Chaves.
O secretário também avalia que mesmo com esses números, a parada auxilia aqueles que estão desempregados. “Nós como Secretaria estamos buscando criar um ambiente que possamos disponibilizar ao nosso munícipe vagas de emprego permanente para alavancar o crescimento do município para que as pessoas possam ter oportunidade de emprego”, destaca.