Conheça a história de Edilaine de Lima
Edilaine de Lima, tresbarrense, vive em uma região de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Acordar todos os dias às 6h da manhã parece não ser um desafio para ela que tem força de vontade. Edilaine trabalha como ferramenteira em uma empresa de Três Barras.
Seu passatempo é jogar futebol com sua esposa Caroline. Além disso, ela é bombeira voluntária. Carrega consigo um bom humor, um sorriso e um sentimento de otimismo. Ela sabe que mudar de vida não vai ser fácil. O IDH de Três Barras é 0,706, o que deixa o município na 215ª posição no Estado.
É nesse ponto que entra um programa social criado pela WestRock que já esta mudando sua vida, o DesEnvolve. São parceiros do programa o Sesi Senai, Sest Senat com apoio da Fapesc. A ideia é busca aperfeiçoar a mão de obra local para setores industriais da produção de papel e celulose, por exemplo. Duas vezes por semana Edilaine percorre mais de 15km de sua casa até o Senai de Canoinhas para participar das aulas.
Cynthia Wolgien, diretora de sustentabilidade, comunicação corporativa e responsabilidade social da WestRock, comenta que as vagas para o programa levam em consideração dados referentes a população local, com o objetivo de incentivar a diversidade com oferta de oportunidades específicas: 50% para mulheres e 40% para pessoas pretas e pardas.
Neste primeiro processo seletivo 101 alunos e alunas foram escolhidos para os cursos gratuitos de formação em Assistente de Tratamento de Efluentes, Operadora/Operador de Máquinas Florestais, Operadora/Operador de Processo em Fabricação de Celulose/Papel e Condutores(as) de Veículos de Transporte de Carga Indivisíveis. Todos as pessoas participantes são moradoras de Três Barras, Canoinhas e São Mateus do Sul. A expectativa é que, ainda neste ano, o programa ofereça formações técnicas e profissionalizantes a médio prazo.
Edilaine vê o projeto como a oportunidade de mostrar que mulheres também são capazes de desempenhar as mesmas atividades que os homens dentro de uma indústria. “Se você tem força de vontade você se torna capaz de crescer junto com a empresa”, diz a aluna.
Com o incentivo da empresa, um ciclo virtuoso acontece: vidas se transformam e perspectivas se criam.