quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Com campanha de volta às ruas, candidatos a prefeito de Canoinhas traçam estratégias

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Nenhum dos candidatos iniciou campanha pra valer

ESTRATÉGIAS

Enfim confirmada a data das eleições suplementares para prefeito de Canoinhas, os candidatos começam a traçar estratégias, mas nenhum dos quatro parece preocupado em cair na estrada. Eles têm consciência de que o eleitor está focado na eleição geral de 2 de outubro e que só então a população canoinhense vai se interessar pela eleição municipal.

Juliana Maciel (PSDB) disse que a campanha está sendo planejada sem pressa e que ela já tem estado em contato direto com o povo como vereadora. “Ouço muito a população e mantenho isso durante a campanha. Sinto que essa gestão desses dois próximos anos precisa ser voltada a atender necessidades da nossa população. Então, quanto mais perto do povo estiver, melhor. Por isso, retomamos nossas conversas, visitas, próximos do nosso povo, entendendo o que eles esperam da próxima gestão.”

Wilson Pereira (MDB) se reuniu ontem com a coordenação geral de campanha para traçar as metas do mês de setembro. Na sexta reunião com equipe de marketing ocorreu a definição de material de campanha.

Para as próximas semanas há um cronograma de visita aos empresários e comércio local com eventos em localidades do interior.

Com relação ao pedido de impugnação da sua candidatura por não ter se descompatibilizado no tempo hábil do cargo público que ocupava na Assembleia Legislativa, Pereira explica que o pedido será contestado pela banca de advogados do MDB quando o partido for intimado. “Nossa defesa será quanto aos prazos referenciados de descompatibilização em eleições suplementares. Jurisprudência e legislação rezam que esses prazos são diferenciados. Bem tranquilo com relação a isso”, afirma.

Willian Godoy (PSD) diz que não pretende se afastar da gestão da prefeitura. “Nossa proposta é de continuidade do trabalho e entendemos que a ruptura da nossa gestão prejudicaria a população. Farei campanha antes das 8 da manhã e depois das 17 horas”, diz se referindo ao horário de expediente da prefeitura. Ontem, Godoy participou de uma reunião para elaborar material de campanha.

Sobre o pedido de impugnação do vice de Godoy, Cel Mario Erzinger (PL), o prefeito em exercício usa a mesma argumentação de Pereira: a eleição suplementar tem rito específico. A defesa do partido já apresentou argumentação ao Tribunal Regional Eleitoral. “Estamos muito tranquilos quanto a isso”, afirma.

Já Andrey Watzko (PT) disse que deve se reunir com o partido nos próximos dias, mas que no momento seu foco está no seu trabalho como advogado.




MAIS TEMPO

A propalada sessão extraordinária para votar a gestão democrática nas escolas em segunda votação que deveria ocorrer ontem na Câmara de Canoinhas não foi necessária. Isso porque o prazo para inserção das informações no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) foi estendido para 9 de outubro.


ECONOMIA

Prefeitura Municipal de Major Vieira/Arquivo

Em caráter excepcional e temporário, até o dia 31 de dezembro de 2022, o horário de funcionamento da prefeitura de Major Vieira passará a ser das 8h às 12 horas com atendimento ao público – externo -, e das 13 às 17 horas somente para atendimento interno.

O horário de funcionamento para atendimento ao público na Secretaria de Saúde, Secretaria de Viação e Obras, Secretaria de Educação, Secretária de Assistência Social, Secretária da Agricultura e no Hospital São Lucas será normal.

A medida, segundo o prefeito Adilson Lisczkovski (Patriota), busca economia.




É GRAVE

Estagiários de uma prefeitura da região foram intimados, na cara dura, a irem para a rua pedir votos para candidatos que “trabalham pelo Município”.





PESADELO

Os tantos bolsonaristas de Canoinhas se contorceram ao ver os dados divulgados pela prefeitura de Canoinhas em reportagem do JMais que mostram que Décio Lima, do PT, foi o parlamentar federal que mais recursos mandou para Canoinhas nos últimos quatro anos. Bolsonaristas xiitas como Caroline de Toni até andaram por aqui, mas nem um tostão mandaram para a cidade.





SONDAGEM

Foi registrada oficialmente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a segunda pesquisa Ipec (ex-Ibope) para as eleições ao governo de Santa Catarina em 2022. O instituto fará o levantamento entre os dias 14 e 20 de setembro em diferentes regiões do Estado. Além do questionário para a disputa ao governo, também serão feitas perguntas sobre a eleição ao Senado em SC e a presidência da República. A divulgação dos resultados será na próxima terça-feira, 20.