domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Com 3 candidatos, Papanduva tem atual prefeito fora da disputa

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Desistência foi vista com surpresa na cidade

PAPANDUVA

O colega João Vianna, do site Primeira Página, apurou que Papanduva terá três candidaturas a prefeito. Surpreende que o PSD do atual prefeito Jefferson Chuppel não o colocou como candidato a reeleição. Optou por apoiar o nome do empresário e ex-vereador Altamir Glonek (Progressistas) tendo como vice Sandra Silva (PSD).

Então, em Papanduva, as candidaturas das majoritárias ficaram com os seguintes nomes: Aricleia Bordginon tendo como vice Altanir Dominiak em chapa pura pelo PT; Altamir Glonek (PP) tendo como vice a vereadora Sandra Silva (PSD); e o ex-vereador Tafarel Schons (PL) e vice Cleitinho (MDB).

Segundo Vianna apurou, horas antes da convenção do PSD, o nome do prefeito era dado como certo, porém, algo aconteceu nos finalmentes dos acertos.





MONTE CASTELO

Em Monte Castelo as candidaturas a majoritária também são três. Apoiada pelo atual prefeito, Jean Carlos Medeiros (PL), Clevia Massaneiro Pelchebiski (PL) concorre tendo como vice o vereador Gilvani Carneiro (PSDB). Pelo PT concorre Ari da Farmácia tendo como vice Donei Ribeiro em chapa pura. Por fim, o ex-prefeito Sirineu Ratochinski concorre pelo Podemos tendo como candidato a vice o vereador Leandro Cunha (MDB).






AVALIAÇÃO

O ex-vereador Célio Galeski discorda que o Republicanos tenha saído como grande perdedor destas eleições. “O Republicanos não tem vereador em Canoinhas e tenho certeza de que vai fazer vereador. Eu tinha colocado meu nome para a majoritária, mas o fato de não concorrer não quer dizer que perdemos algo. Eu sairia perdendo se fosse intransigente, manter minha candidatura própria e aí fazer uma votação insignificante ou pequena, aí sim eu perderia. Acho que no final da história largamos bem, com uma boa nominata para a Câmara”, diz Galeski.

O ex-vereador ainda diagnostica que a prefeita Juliana Maciel Hoppe tem de fazer seis vereadores, pelo menos, para demonstrar força.







FALANDO NO ASSUNTO

A eleição deste ano caminha para ser uma das mais atrativas para novatos na disputa pela Câmara de Vereadores de Canoinhas. Isso porque Maurício Zimmermann (PL), Wilmar Sudoski (PSD), Silmara Gontarek (UB) e Osmar Oleskovicz (PSD) não devem entrar na disputa pela reeleição. Ademais, a vereadora Zenilda Lemos será candidata a vice-prefeita.

Historicamente, metade dos candidatos a reeleição é bem-sucedida.






VOZES DO ALÉM

Vazou em um grupo de WhatsApp ontem um áudio enviado ao vereador Willian Godoy (PSD) orientando-o a falar “com o Paulinho para não fazer nada até semana que vem, deixar eles fazerem a inscrição, não fazer nada pelo menos até semana que vem”.

A voz é incrivelmente parecida com a do famigerado Paulo Machado, secretário do governo Beto Passos acusado pelo próprio Passos de pedir propina para molhar a mão de um deputado para liberar determinada verba. Até o sotaque é igual. Mas deve ser outra pessoa, né não?







MDB

Deputado federal Carlos Chiodini / Divulgação

Atual recordista no número de prefeitos em Santa Catarina, o MDB integrará chapas majoritárias em 259 cidades – serão 182 candidatos a prefeito e 77 a vice. O partido tem o desafio de manter a liderança diante da investida de outras legendas, especialmente PL e PSD, que tentarão crescer em representação no Estado , estando na disputa em 259 majoritárias no Estado, o que corresponde a 87,8% das cidades pelo Estado. Atualmente, o MDB comanda 95 prefeituras, tem 67 vice-prefeitos 792 vereadores.







E O PT, HEIN?

Pois é, pelo que se percebe, o partido do presidente terá candidatos na maioria das cidades catarinenses. No Planalto Norte, Major Vieira e Irineópolis devem ser as exceções.