quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Com 150mm acumulados no fim de semana, Canoinhas tem previsão de mais chuva

Últimas Notícias

- Ads -

Em Itaiópolis, chuva passa dos 200 milímetros

É preocupante a situação do Planalto Norte devido a chuva que cai desde a noite de sexta-feira, 6, em boa parte do Estado. Itaiópolis registrou o maior volume de chuva. Foram 205 milímetros desde a noite de sexta. Canoinhas vem na sequência registrando 150 milímetros entre sexta e a madrugada desta segunda-feira, 9.

Na noite deste domingo, 8, a Defesa Civil emitiu alerta para deslizamentos especificamente em Canoinhas, onde três famílias já foram retiradas de casa por causa de problemas estruturais. Houve, ainda, registro de queda de árvores ao longo do fim de semana. Defesa Civil e Bombeiros trabalham em alerta.

O que mais preocupa as autoridades é a possibilidade de a chuva persistir, embora em menor intensidade, ao longo desta semana.

Segundo previsão da Epagri Ciram, órgão que monitora as condições climáticas em Santa Catarina, pode chover mais 40 milímetros nesta segunda-feira, 9, em Canoinhas. Para a terça-feira, 10, a chuva começa a recuar, mas ainda há previsão de 3 milímetros, o que deve reduzir para 0,5 milímetro na quarta-feira, 11, e e 0,2 milímetro para a quinta-feira, 12. O problema está no próximo fim de semana, que deve começar com 12,3 milímetros de chuva já na sexta-feira, 13.

ESTADO

A chuva forte que atingiu Santa Catarina neste fim de semana causou estragos em pelo menos 24 cidades, com Joinville sendo uma das mais afetadas. A cidade mais populosa de Santa Catarina registrou uma morte em decorrência da chuva. O corpo de um adolescente de 14 anos que estava desaparecido desde sábado, 7, foi encontrado após dois dias. Ele pegava caranguejos no mangue quando ficou preso e não foi mais visto.

Em Araquari, a situação é grave. Essa foi a primeira cidader a decretar Situação de Emergência após o impacto das chuvas que impactaram cerca de 30 pessoas.

A força do temporal resultou em alagamentos, interdições de residências e prejuízos para moradores. Autoridades locais trabalham para avaliar os danos e oferecer suporte às famílias.

Os volumes médios acumulados previstos permanecem elevados para o Estado, mas principalmente entre o Extremo Oeste, Litoral Norte, Planalto Norte e parte do Vale do Itajaí.

A cidade de São Bento do Sul também enfrentou alagamentos e a queda de muros, enquanto São Francisco do Sul e Itapoá reportaram interdições de vias devido aos estragos.

Guaramirim ativou um plano de contingência, temendo inundações, enquanto Corupá sofre com deslizamentos de terra e quedas de árvores, prejudicando ainda mais as condições de mobilidade e segurança.

Caçador registrou 38 afetados pelas chuvas, com cinco pessoas desabrigadas.

A cidade de Bom Retiro contabiliza 50 residências atingidas por enxurradas e deslizamentos, além de danos causados pela queda de barreiras.

Em Lindoia do Sul, os rios Jacutinga e Engano transbordaram, cobrindo pontes e isolando áreas rurais.

As chuvas também danificaram a infraestrutura viária em Dionísio Cerqueira e Palma Sola, no Oeste do estado, com a possibilidade de decretar Situação de Emergência devido aos estragos nas estradas.

Em Flor do Sertão, uma ponte que havia sido interditada pelas chuvas foi liberada neste sábado, permitindo o tráfego local.

Em Xanxerê, o risco de deslizamentos e os alagamentos têm mobilizado equipes da Defesa Civil para garantir a segurança da população.