Investimento da Companhia na estrutura foi de cerca de R$ 1 milhão
A população de Irineópolis conta com mais 200 mil litros de água reservada desde quinta-feira, 13. Isso porque a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) iniciou a operação de um novo reservatório de aço inoxidável para garantir o abastecimento das 1.667 unidades consumidoras cadastradas no município. Mais de 10 mil moradores serão beneficiados.
O tanque foi interligado ao reservatório elevado existente, de 150 mil litros. Com o reforço, o volume de água total (350 mil litros) deve atender à demanda projetada em Irineópolis pelos próximos 20 anos. O investimento da Companhia na estrutura foi de aproximadamente R$ 1 milhão.
No primeiro semestre deste ano, a Casan também investiu em equipamentos para melhorar os serviços prestados na cidade. Foram instalados novos painéis de controle, bombas e medidores para a captação e a distribuição, além de filtros para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Atualmente, o sistema de abastecimento de Irineópolis tem capacidade de produzir 40 mil litros por hora.
Ampliação da reserva no estado
Investimentos da Casan em reservatórios acontecem em todo o estado. A estatal projeta adicionar 88 milhões de litros de água em 231 novos tanques até o ano que vem. As instalações previstas em 118 municípios vão resultar em um aumento de 39% na capacidade de reservação de Santa Catarina. O objetivo é garantir a segurança hídrica, sobretudo diante de emergências.
“Durante uma falta de energia ou momento de manutenção operacional, um reservatório consegue manter o sistema regular num período de seis a dez horas”, explica o diretor de operação e expansão da Casan, Pedro Joel Horstmann. Além disso, os reservatórios podem reduzir tempo e custo operacional das ETAs. Só neste primeiro semestre, foram 90 instalados. A Companhia prevê colocar em operação mais 34 até dezembro.