terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhense morto neste sábado foi pioneiro no tratamento de HIV em SC

Últimas Notícias

- Ads -

Ele era professor da UFSC

Morreu neste sábado, 10, aos 79 anos, o médico infectologista, professor aposentado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Osvaldo Vitorino Oliveira, carinhosamente apelidado de Totico.

Natural de Canoinhas, Osvaldo graduou-se em medicina pela UFSC em 1969 e fez mestrado em Saúde Pública na Universidade de São Paulo em 1976. Professor aposentado do Departamento de Clínica Médica da UFSC era especialista em infectologia. Além de médico, professor e criador de pássaros, ele era músico amador, conta o sobrinho Antonio Vasco de Magalhães Teles. A imprensa estadual lembrou, também, que ele foi pioneiro no tratamento do HIV, vírus causador da Aids, em Santa Catarina.

Totico era neto do primeiro médico da história de Canoinhas, o baiano Oswaldo de Oliveira, que dá nome à principal praça da cidade. Oswaldo desembarcou em Canoinhas para trabalhar para a extinta Lumber.

O velório de Totico aconteceu no Cemitério Jardim da Paz, em Florianópolis. “A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família, amigos e alunos do professor Osvaldo Vitorino Oliveira”, publicou a UFSC nas suas redes sociais.