segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas teria de castrar 3 mil cães por ano para ter controle de natalidade

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Presidente de ONG usou a tribuna da Câmara para agradecer voluntários

CAUSA ANIMAL

A presidente da ONG Anjos de Patas, Jamile Ludka, usou a tribuna da Câmara de Canoinhas nesta terça-feira, 24, para pedir apoio ao poder público no sentido de auxiliar na luta da entidade. Em sua fala ela lembrou que as campanhas de castração não tem sido suficientes. Ela pediu duas campanhas anuais em períodos estratégicos resultando em, pelo menos, 3.165 animais castrados ao ano, sendo 95% de fêmeas e 5% de machos. Isso acompanhado de uma ampla campanha de microchipagem a fim de identificar a propriedade do animal. “Não desejamos um terreno para abrigar esses animais, sabemos que pode ser tornar um depósito. Precisamos investir recursos em castrações e microchipagem e multa para tutores que negligenciam seus pets. Nessa enchente havia muitos animais e não conseguíamos localizar os tutores. Pedimos apoio ao poder público. Não dá mais, os voluntários estão em uma situação muito difícil. Controle de natalidade eficaz já. De resto só estamos enxugando gelo”, argumentou.

Jamile aproveitou para agradecer as várias pessoas que arriscaram suas vidas para salvar animais nesta enchente. “Teve gente que literalmente ficou com água até o pescoço para salvar um animalzinho”, contou.

Jamile usou a tribuna na sessão desta terça/Divulgação

Os vereadores apoiaram a causa. Requerimento aprovado na mesma sessão pediu o cumprimento da portaria nº 2.554/2023, que nomeia comissão especial para elaborar projeto de lei que institui políticas públicas para o bem-estar e proteção animal, “tendo em vista que o Ministério Público requisitou ao executivo essa ação que visa fortalecer o controle populacional de animais domésticos e controle de zoonoses e impulsionar a atuação da instância administrativa na melhora do bem-estar animal e prevenção de doenças, tendo em vista os diversos pedidos de ação realizados pelo Legislativo”. Outro requerimento, de igual teor, foi encaminhado ao Ministério Público.






“A gente tinha um sonho e um martelo”

da vereadora Tatiane Carvalho (MDB), voluntária da causa animal, falando emocionada sobre o trabalho dos voluntários para construir em tempo recorde um abrigo improvisado para animais abandonados na enchente



TRETA NO JOGO

Vereador Willian Godoy (PSD) pediu que a Fundação de Esportes de Canoinhas atente para a segurança nos jogos de campeonatos promovidos pela entidade. “Tem de ter uma aparato maior”, disse se mostrando preocupado com o que teria ocorrido no fim de semana em um jogo com briga e muita bebida alcoólica.







MERECIDO RECONHECIMENTO

Vereadores de Canoinhas aprovaram moção de agradecimento ao Campo de Instrução Marechal Hermes “pelo apoio prestado ao município de Canoinhas com equipes preparadas e viaturas operacionais, aptas para atuar em locais de difícil acesso, atendendo as necessidades da população, diante das inúmeras adversidades enfrentadas neste momento difícil” fazendo referência a enchente. O Exército fez transporte de materiais, desobstrução de vias, distribuição de lonas e telhas, retiraram famílias, animais e mobiliários de casas atingidas pela enchente, bem como distribuíram alimentos para as pessoas atingidas, tendo sempre como objetivo primordial salvar vidas e contribuir para o bem-estar da nossa população.”






DOAÇÃO

A Empresa Bortoluzzi Sementes, que se instalou em Canoinhas recentemente, doou 300 toneladas de cascalho para ajudar o município a recuperar as estradas do interior.






DANÇA DAS CADEIRAS

O 1º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauricio Eskudlark (PL), assumiu, no início da tarde desta terça-feira, 24, a Presidência da Casa. O ato ocorreu na Sala da Presidência da Alesc.

A transmissão do cargo é necessária já que o presidente da Assembleia, deputado Mauro de Nadal (MDB), integrará a comitiva do governador Jorginho Mello (PL) que irá ao Panamá para uma missão oficial voltada ao desenvolvimento dos portos e aeroportos catarinenses. O embarque do grupo ocorreu ainda na terça-feira.

Eskudlark permanecerá no exercício da Presidência da Alesc até o próximo domingo, 29, quando Nadal retorna da missão oficial ao país da América Central.





DANÇA DAS CADEIRAS 2

O desembargador e presidente do Tribunal de Justiça (TJ-SC), João Henrique Blasi, assumiu interinamente o comando do Estado em um ato na Casa D’Agronômica, em Florianópolis também nesta terça-feira, 24. A viagem de Jorginho Mello (PL) ao Panamá é a primeira missão internacional dele como governador catarinense. Até domingo, ele participa de uma série de agenda com empresários e lideranças locais para discutir investimentos em SC. A vice-governadora, Marilisa Boehm, está no Chile.