domingo, 20

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas tem oito pré-candidatos a prefeito

Últimas Notícias

- Ads -

Convenções partidárias iniciam em 20 de julho

A exatos três meses das eleições municipais, Canoinhas tem sete nomes indicados como pré-candidatos a prefeito. Estes nomes só poderão ser oficializados nas convenções, que podem ser feitas a partir de 20 de julho até 5 de agosto. Os partidos têm, ainda, até 15 de agosto para registrar as candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No dia seguinte, a campanha começa.

A prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) foi a primeira a anunciar pré-candidatura. Ela é um nome natural para a disputa, considerando que raramente um prefeito ou prefeita deixa de disputar a reeleição. O PL tem corrido atrás de aliados e nesta questão já conquistou o União Brasil (UB), o Progressistas, AGIR e Cidadania. Seu candidato a vice ainda é uma incógnita, mas possivelmente será indicado pelo UB. Zenilda Lemos, vereadora, deve ser a escolha, tudo a depender de pesquisas. Gil Baiano, Mauricio Zimermann e André Flenik são os nomes caseiros que despontam no caso de uma majoritária chapa pura.

Unindo Republicanos, PSD, Democracia Cristã e possivelmente Podemos, o ex-prefeito Beto Faria (MDB) já se colocou como pré-candidato. Seu vice, possivelmente, virá do PSD, que tem nomes como Willian Godoy e Wilmar Sudoski. Contudo, o ex-vereador Célio Galeski (Republicanos) também colocou o nome na roda e, nesta segunda-feira, 8, após a publicação da primeira versão deste texto, entrou em contato com o JMais para afirmar que também é pré-candidato a prefeito. Outro a deixar seu nome a disposição para uma possível majoritária chapa pura é o ex-vice-prefeito Wilson Pereira. A ideia seria repetir a chapa vitoriosa de 2012.

O PT também confirmou que tem pré-candidato. Para o partido é uma questão de honra demarcar posição nesta eleição considerando que o partido está na Presidência da República. Andrey Watzko, que já disputou em 2022, é o nome.

Há, ainda, outros dois pré-candidatos que, a princípio, não têm parceiros nesta disputa. O PRD lançou o nome do empresário Robson Calixto como pré-candidato a prefeito e o PRTB tem o nome de Samuel Lubke dado como certo na disputa. Em entrevista à coluna Panorama Político, Lubke disse que o partido abre mão de coligações, seja com que for.

O Avante e o Democracia Cristã (DC) também se articulam para apresentar candidaturas caso não fechem coligação. O DC tem Chicão Caminhoneiro como pré-candidato e o Avante tem Roberto Bradonski como o nome da vez.