O projeto é resultado de parcerias e investimentos
A cidade de Canoinhas avança rumo à sustentabilidade com a inauguração de um Ecoponto localizado em frente à Rodoviária. Esta estrutura, montada oficialmente em 20 de janeiro, foi criada para facilitar o descarte adequado de materiais como lâmpadas, pilhas, baterias, eletroeletrônicos, medicamentos vencidos e recicláveis em geral.
O projeto é resultado de parcerias e investimentos. O Fundo de Saneamento Básico destinou R$ 3.306,03 para a construção do piso base que acolhe o Ecoponto. Além disso, a Smurfit Westrock desempenhou um papel crucial ao patrocinar e adquirir a estrutura (container) do local com um investimento de R$ 65 mil, destacando a importância da colaboração entre os setores público e privado.
A Secretaria de Meio Ambiente liderou as negociações e foi fundamental no desenvolvimento do layout do Ecoponto, submetendo imagens e detalhes à aprovação da prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL), do ex-vice-prefeito, Marcos Homer (PL), e do secretário de Meio Ambiente, Agostinho Machado.
O Ecoponto ficará aberto 24h, como um ponto de entrega voluntária e, a princípio, quinzenalmente aos sábados o programa Moeda Ouro Verde gerenciará o local, incentivando a população a participar do descarte consciente.
Materiais recicláveis serão recolhidos pela empresa responsável pela coleta seletiva no município, enquanto medicamentos vencidos serão encaminhados à empresa que cuida dos resíduos de saúde. Outros itens serão armazenados temporariamente no Parque de Exposições, para posterior coleta em parceria com o programa Penso, Logo Destino, do Instituto do Meio Ambiente (IMA).
O secretário de Meio Ambiente enfatizou a importância da iniciativa: “Este Ecoponto é uma conquista para todos nós. Ele demonstra o comprometimento do município em oferecer soluções sustentáveis e garantir que os resíduos sejam descartados corretamente.” A prefeita celebrou a cooperação entre os envolvidos: “A realização deste projeto é fruto de um trabalho conjunto. O Ecoponto é mais um passo rumo a uma cidade mais limpa e consciente.”
Para utilizar o Ecoponto, os munícipes devem levar os materiais a serem descartados e inseri-los nas janelas designadas para cada tipo de resíduo. O sistema de janelas é simples: basta empurrá-las para inserir o material no compartimento correto.
“Esta iniciativa reforça o compromisso de Canoinhas com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, servindo como um exemplo de que pequenas ações podem trazer grandes benefícios para o meio ambiente e a comunidade”, diz o Município.