segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas está entre municípios brasileiros com melhor qualidade de vida, diz estudo

Últimas Notícias

- Ads -

Oportunidades, necessidades humanas básicas e fundamentos do bem-estar são critérios analisados

Canoinhas figura na 650ª posição, de um total de 5570 municípios brasileiros, em estudo que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Com o nome de Índice de Progresso Social (IPS Brasil), o levantamento condensa diversos dados públicos e oficiais relacionados às mais diversas áreas e qualifica cada uma das estatísticas como forte, neutro, fraco ou sem informações disponíveis. Em perspectiva ampla, segundo o estudo, Canoinhas está avaliada como “forte” no índice do IPS Brasil, no que diz respeito a qualidade de vida, atingindo 63,93 pontos de 100.

Com três categorias gerais, sendo “necessidades humanas básicas”, “fundamentos do bem-estar” e “oportunidades”, as fontes do IPS Brasil são estatísticas oficiais de órgãos como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. As categorias possuem também outras subdivisões, com diferentes pesos, que formam a média geral de cada município avaliado. Santa Catarina ficou em segundo lugar como Estado com o melhor qualidade de vida do Brasil.

Apesar de Canoinhas apresentar uma média geral que a classifique como forte na média geral, de 53 critérios analisados, apenas seis são tidos como “fortes” na avaliação do IPS Brasil. A maior parte deles fica em neutro.

Na subcategoria “saúde e bem-estar”, o único critério tido como forte em relação a Canoinhas é o de “expectativa de vida”. Já na subcategoria “qualidade do meio ambiente”, o critério avaliado como forte é o de “áreas verdes urbanas”.

Em relação a “direitos individuais”, somente o critério “existência de ações para direitos de minorias” é considerado forte. O critério “acesso à cultura, lazer e esporte” é tido como forte na subcategoria “liberdades individuais e de escolhas”.

Com relação à “inclusão social”, dois critérios são avaliados como fortes pelo IPS Brasil em relação a Canoinhas: “paridade de gênero na Câmara Municipal” e “paridade de negros e pardos na Câmara Municipal”. São considerados neutros, no entanto, os critérios de violência contra negros, índios e mulheres.

Quanto à segurança, são considerados neutros também os critérios de “assassinatos de jovens”, “mortes por acidente de trânsito”, “assassinatos de mulheres” e “homicídios”. São tidos como fracos alguns pontos em “nutrição e cuidados médicos básicos”, como “cobertura vacinal”, e “esgotamento sanitário adequado” na subcategoria de “água e saneamento”, por exemplo.



AVALIAÇÃO DA COMARCA

A posição de Três Barras no ranking fica abaixo da de Canoinhas, ocupando o 2751º lugar. Na área da saúde, grande parte dos critérios avaliados tem uma avaliação neutra. O índice de “mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis” é avaliado como relativamente fraco, assim como a taxa de “mortalidade ajustada por condições sensíveis à atenção primária”.

No que diz respeito à Educação, três aspectos são tidos também como relativamente fracos: “distorção idade-série no Ensino Médio”, “Ideb do Ensino Fundamental” e “reprovação escolar no Ensino Fundamental”.

Bela Vista do Toldo fica abaixo de Três Barras no ranking, ocupando a 3975ª posição. Apenas um critério possui avaliação positiva no município, o do número de casos de gravidezes na adolescência. Todo o restante é considerado neutro ou fraco.

Chama a atenção a avaliação tida como fraca do número de “praças e parques em áreas urbanas”. Possuem as mesmas avaliação os critérios de “cobertura de internet móvel”, “densidade de telefonia móvel” e “densidade de internet banda larga” no município.

O município de Major Vieira tem uma avaliação ainda mais baixa, ocupando a 4171ª posição. Três dos quatro aspectos avaliados na categoria de “água e saneamento” têm avaliações tidas como fracas, de acordo com o estudo. Não só o abastecimento de água via rede de distribuição, também o índice de abastecimento de água e o esgotamento sanitário. Também é tida como fraca a avaliação no que diz respeito a “domicílios com coleta de resíduos adequada”.

Quanto à Educação em Major Vieira, assim como em Três Barras, há um alto índice de reprovação escolar no Ensino Fundamental, conforme o levantamento. Da mesma forma, um outro aspecto que possui avaliação tida como fraca no município é o de “empregados com Ensino Superior”.

Em Três Barras e Major Vieira, nenhum dos critérios observados pelo estudo possui avaliação positiva e a classificação de relativamente forte.