terça-feira, 22

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Canoinhas corre risco de perder Coordenadoria Regional de Educação

Imagem:Arquivo

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Vereador deve ir à Assembleia cobrar apoio de deputados estaduais

MAIS UM

O vereador Osmar Oleskovicz (PSD) disse nessa segunda-feira, 20, que foi procurado por profissionais da Educação afirmando que a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Canoinhas deve ser fechada visando economia. A ideia seria aglutinar a CRE de Canoinhas com a de Mafra, onde já funciona a Gerência Regional de Educação. “Temos de entender que Canoinhas é central, que é o polo, daqui a pouco vamos levar tudo para Mafra e daqui a pouco vão levar tudo para Joinville”, reclamou.

Oleskovicz pediu que os vereadores se mobilizem e cobrem um posicionamento dos deputados estaduais. Ele citou especificamente o deputado canoinhense Mauricio Eskudlark (PL). “Se nos calarmos tenho certeza que isso não vai se resolver”, afirmou.

Um requerimento aprovado nesta segunda na Câmara será entregue aos deputados, segundo Oleskovicz, em uma visita que ele pretende fazer à Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 21.

A coluna apurou que há uma sinalização de aglutinamento, mas nada concreto. O assunto, deve, sim, passar pela Assembleia.

A CRE de Canoinhas atende a seis Municípios – Canoinhas, Três Barras, Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Irineópolis e Porto União – e atende 22 escolas, quatro unidades descentralizadas do Educação de Jovens e Adultos, duas Unidades Prisionais e seis extensões de ensino médio.


OBRAS

Profissionais da Secretaria de Obras de Canoinhas estiveram ontem na sessão da Câmara de Canoinhas. Depois de ouvir críticas do vereador Osmar Oleskovicz, eles o interpelaram na saída.

Oleskovicz exibiu um vídeo mostrando uma obra de um bueiro no interior sendo feita por particulares. Os moradores tomaram a iniciativa, segundo ele, para garantir a passagem dos ônibus escolares.



CEIS

Vereadora Tatiane Carvalho (MDB) está solicitando informações sobre o número de carteiras e cadeiras nos Centros de Educação Infantis. Ela quer saber se o número supre as necessidades dos alunos, ou seja, se há uma carteira e cadeira por aluno. “Caso estejam faltando, qual o prazo para regularização?”, questiona. Segundo a vereadora, há reclamação de pais que informaram que existem sala de aulas em que alunos estão sem carteiras e cadeiras.


TAXA

Vereadores Tatiane Carvalho (MDB) e André Flenik (Podemos) estão questionando a legalidade de uma taxa de expediente que está sendo cobrada com o IPTU.




“Sr Jorginho Mello, por que não está acontecendo?”

Do vereador Wilmar Sudoski (PSD) sobre a reforma da SC-477. “Agora que é só fazer o gol o senhor Jorginho Mello nada está fazendo”, desabafou destacando a importância da rodovia para a economia




ASFALTO

O vereador Willian Godoy (PSD) está solicitando ao secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, recursos para a conclusão de dois asfaltos em Canoinhas. Segundo o vereador, no ano passado foi publicado no Diário Oficial do Estado a liberação de recursos para as obras de asfaltamento da rua Otto Friedrich (que está sendo finalizada) e da rua Júlio Budant Neto (cujo projeto tinha irregularidades). O recurso, contudo, ainda não chegou.

“Solicitamos o recurso publicado para execução dessa obra tão importante para o nosso município, sendo uma avenida na entrada da cidade, que além de melhorar o trânsito de ligação do maior bairro do município, irá embelezar a região, levando qualidade de vida aos munícipes e deixando a cidade mais bonita”, diz Godoy.




ESTAÇÃO

Godoy também está solicitando recursos ao gabinete do deputado estadual Fernando Krelling (MDB) para a implantação de uma praça de convivência ao lado do centro turístico e cultural de Marcílio Dias.

A obra de restauração da estação foi executada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Agora, o Município está construindo uma quadra de Society com recurso próprio.




FACHADA

Os vereadores Wilmar Sudoski, Willian Godoy e Osmar Oleskovicz (todos do PSD) estão questionando o Município sobre o porquê de a Unidade Básica de Saúde Central Vagner Marcolin Trautwein, o Parque de Exposições Ouro Verde José João Klempouz, e o Ginásio de Esportes Osmar Ângelo Negosek não têm placas com os respectivos nomes dos homenageados.




SAÚDE

A falta de médicos nos postos de saúde do Município voltou a ser assunto na Câmara de Vereadores nesta segunda. Vereadoras Tatiane Carvalho (MDB) e Silmara Gontarek (UB) estão questionando a falta de médico e o número reduzido de fichas de atendimento nos postos, o que consequentemente lota a Unidade de Pronto Atendimento.