Pior desempenho está na cidade de Três Barras
Irineópolis voltou a repetir o melhor resultado da região no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) anos iniciais cujos resultados de 2021 foram divulgados nesta sexta-feira, 16, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Apenas escolas municipais de Irineópolis participaram do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021, prova cujos resultados geram o Ideb. Esses dados foram prejudicados por causa da pandemia porque houve aprovação automática em todas as escolas do País no ano passado. O Brasil foi um dos países com maior tempo de escolas fechadas no mundo. Foram quase dois anos letivos sem aulas presenciais. O melhor desempenho da região, de modo geral, está em Canoinhas.
O diagnóstico surge mais de um ano depois do início do retorno presencial mais generalizado, ocorrido a partir de agosto de 2021. Especialistas indicam necessidade de cautela na análise desses resultados, uma vez que cada rede teve uma realidade diferente, seja de capacidade para oferta de ensino remoto ou de possibilidade de retorno presencial.
No Saeb são avaliados estudantes do 1º ano e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Há provas amostrais no 2º ano do ensino fundamental e de ciências no 9º ano.
O ano de 2021 marca o fim do ciclo do Ideb. O indicador foi criado em 2007 e estipulou metas até 2021, na ocasião dos 200 anos da Independência do Brasil. Por causa da pandemia, contudo, essa análise fica prejudicada.
REGIÃO
Os alunos da rede pública municipal dos anos iniciais de Irineópolis atingiram nota 7,0 no Ideb, melhor desempenho da região. Canoinhas ficou com média 6,7 na rede estadual e 6,3 na municipal, média de 6,5. O pior desempenho ficou com Três Barras: média de 5,8 na rede estadual e 5,0 na municipal, alcançando média de 5,2.
Nos anos finais do ensino fundamental, Canoinhas se deu melhor, alcançando média 5,5. Mafra e Irineópolis alcançaram média 5,4. A pior nota, novamente, é de Três Barras, com média 4,1.
Já no caso do ensino médio, a melhor nota é de Canoinhas (4,0), sendo Três Barras, novamente a cidade com os piores índices: média 3,1.