Requerimento neste sentido foi aprovado na sessão desta terça
Durante a sessão desta terça-feira, 18, vereadora Zenilda Lemos (MDB) apresentou requerimento na Câmara de Vereadores de Canoinhas para que seja encaminhado ofício ao secretário de Estado de Educação, Victor Balthazar, e a assessora de Articulação com os Municípios, Carin Daichman, apresentando moção de apelo defendendo a implementação do Ensino Médio na Escola de Ensino Fundamental Sagrado Coração de Jesus. A direção da escola vem se preparando para a instalação, mas embora um parecer final ainda não tenha sido publicado, há rumores de que por resistência de outras escolas de Ensino Médio, que temem perder alunos para o Sagrado, a proposta não seja aprovada. “Isso não tem chances de acontecer porque são alunos que já são do Sagrado”, explica o diretor da Escola, James Brey.
A vereadora Zenilda explicou que todas as etapas de criação do projeto foram executadas conforme as legislações vigentes, sendo que toda a documentação necessária foi entregue antes do fim do prazo solicitado pela Coordenadoria Regional de Educação de Canoinhas. Em seguida foi criado um processo dentro das regras da Secretaria de Estado da Educação para análise. Nesse momento o processo encontra-se aguardando o parecer definitivo do Programa de Ofertas Educacionais (POE) que analisa tecnicamente a viabilidade para abertura de novos cursos.
O processo aguarda parecer desde o dia 29 de agosto. A direção da escola extraoficialmente recebeu a informação que o pedido poderia ser negado, sob a justificativa de que há outras escolas com o mesmo curso dentro do raio onde localiza-se a escola. “Com tudo isso a comunidade escolar aguarda uma resposta oficial e com a explicação técnica que possa justificar a suposta negativa da abertura do Novo Ensino Médio.”
Hoje a Escola possui 173 alunos cursando o 9° ano do Ensino Fundamental, o que comprova que há demanda de alunos. Durante esse processo levantamento informal mostrou que cerca de 98% dos pais querem que a Escola ofereça o curso do Novo Ensino Médio. Também em consulta aos alunos matriculados no 9° ano, cerca de 80% deles dizem querer permanecer no Sagrado.
Zenilda destacou em sua fala que há vários anos a instituição tem os melhores índices do Ideb da Regional de Canoinhas. “A comunidade acredita na seriedade e compromisso que a Secretaria de Estado da Educação tem em todas as ações da sua pasta, pois sabe-se que Santa Catarina tem excelentes políticas educacionais. A comunidade não desistirá do projeto, pois tem a certeza que é plenamente viável e não quer frustrar alunos, pais, mães, responsáveis e todos os educadores da Escola que aguardam ansiosos pela aprovação do Credenciamento do Novo Ensino Médio na Centenária e maior Escola de Canoinhas”, encerrou ela.
CONTRAPONTO
A coordenadora regional de Educação, Suelen Wogeinaki, respondeu ao pedido de entrevista por meio de nota:
“Primeiramente as obras e reformas foram feitas em TODAS as escolas estaduais. As obras de investimento próprio da escola, foram no sentido de que POSSÍVEL parecer de aprovação. A CRE aprovou e encaminhou o projeto, porém ainda não temos NENHUM DECISÃO.
É lógico que temos que trabalhar com a hipótese da não aprovação, mas o parecer também pode vir aprovado, isso depende agora da análise técnica da Secretaria do Estado de Educação. Corroboramos com o pedido, tanto que no que nos compete houve a aprovação.
Porém, existe um prazo para que esse pedido seja aceito ou negado, período que se encerra na primeira semana de novembro.
Quanto a estrutura de nossas escolas, que o vereador Osmar (Oleskovicz, na sessão desta terça) comentou que não há nenhuma outra escola que possua a infraestrutura do Sagrado, eu não posso ser injusta. A menos que ele esteja falando das escolas municipais.
Nossas escolas da rede estadual em Canoinhas possuem infraestrutura adequada, ginásio de esportes e salão nobre, é bom lembrar que todas as nossas escolas passaram por manutenção e readequamento para implantação do novo ensino médio , então não posso ser injusta com nossas demais escolas da rede estadual.
Mas, no que tange ao ensino médio para o Sagrado, já foi encaminhando o processo, analisado e aprovado pelas técnicas da CRE, ao setor competente da secretaria de estado, da qual somos subordinado. Aguardamos agora o parecer, e reiteramos nossa parceria com a escola e posição favorável ao pedido.”