segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo deve instaurar comissão para investigar prefeito

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Omissão de Valdecir Krauss em várias situações é o motivo

OMISSÃO

O presidente da Câmara de Vereadores de Bela Vista do Toldo, Gilvane Machado (PP), deve instaurar na próxima semana uma comissão processante para investigar a conduta do prefeito Valdecir Krauss (UB). O motivo seria a omissão do prefeito em diversas situações.

Na sessão desta terça-feira, 18, o vereador Dinei Berdnaski (PSD) usou a tribuna para criticar duramente o prefeito. Ele disse que os requerimentos feitos pelos vereadores não são respondidos e que há uma paralisação preocupante de todo o governo. Berdnaski contou, ainda, que houve veículos do Município acidentados, com relação aos quais, aparentemente nada foi feito. “Temos tantas perguntas a fazer ao prefeito”, disse, reclamando que Krauss ignora os vereadores.

“Aquele eleitor que votou em mim eu vou atender, quem não votou não vou atender, o que é isso? O dinheiro é do povo! Vamos atender todos no coletivo”, reclamou se referindo à conduta do prefeito.

Berdnaski falou que hoje “é inviável tocar a prefeitura”, contudo, ele analisa convite do MDB de Carlinhos Schiessl para ser seu candidato a vice.
Gilvane disse à coluna que deve atender ao pedido de formação de uma comissão processante a ser formada na sessão da próxima terça-feira, 25. “Respeitando o o regimento vou dar encaminhamento ao pedido do vereador Dinei”, afirmou.





CONTRAPONTO

Sobre os questionamentos da vereadora Tatiane Carvalho (MDB) com relação à Saúde de Canoinhas, a prefeitura emitiu a seguinte nota à coluna:

“O Governo do Município de Canoinhas garante que todos os processos de compras e contratações dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde são realizados com transparência, ética, responsabilidade e respeitando a legislação. Sobre a contratação de especialidades médicas, ressaltamos o já explicado pela secretária Francieli da Costa Colla no uso da tribuna nesta segunda-feira, 17. A maior preocupação da gestão que pegou a saúde em verdadeiro caos era garantir a continuidade do serviço e o atendimento à população, por isso foi realizada a contratação emergencial no final do ano de 2022. Todos os orçamentos foram recebidos por e-mail e anexados ao processo do sistema interno da prefeitura, conforme informou a secretária.

Durante o ano de 2023 a relação entre a Secretaria de Saúde e o Hospital ganhou mais transparência culminando com a garantia, por parte da instituição, de que o atendimento seria realizado.

Com a troca de gestão na UPA, legalmente não seria possível o Município oferecer o serviço de sobreaviso dentro da unidade. Por isso o atendimento voltou ao Hospital Santa Cruz que a partir da nova gestão da Secretaria de Saúde e do Governo de Canoinhas, passou a garantir os atendimentos nas especialidades/sobreaviso com mais qualidade.

Conforme frisou a secretária durante o uso da tribuna: a melhoria no atendimento e garantia do serviço e a impossibilidade do atendimento na UPA resultaram no retorno da contratação junto ao hospital.”





NO PÁREO

David Ferens é o pré-candidato pelo PL / Divulgação

A corrida eleitoral em Major Vieira está esquentando e já tem cinco pré-candidatos a prefeito. Aline Ruthes, que concorreu em 2020, deve sair candidata a prefeita pelo PSD. Além do prefeito Edson Schroeder (PP), o PT deve lançar nome. David Ferens, conforme a coluna mostrou anteontem, deve sair pelo PL. Há ainda Hélio Schroeder do MDB. Ele é primo do atual prefeito.




DROGAS

O deputado Sargento Lima (PL – foto) apresentou números da apreensão de drogas em Santa Catarina entre os dias 28 de maio e 18 de junho, quando deixaram de circular 3 toneladas de maconha e outras drogas. De tribuna da Alesc, o parlamentar, que foi secretário da Segurança Pública, mostrou as consequências do tráfico de drogas e sustentou que só a tolerância zero será capaz de reverter o quadro.
As 3 toneladas foram apreendidas em nove cidades catarinenses, sendo que os dois maiores carregamentos foram flagrados em São José e Palhoça. Apenas nesses dois municípios, a polícia apreendeu 2,6 toneladas de maconha.






FEDERAL

A vereadora Carla Ayres (PT) protocolou um ofício, nesta quarta-feira, 19, onde pede licença do cargo de vereadora pelo período de quatro meses. Ela vai assumir a suplência do deputado federal Pedro Uczai (PT).




INADIMPLÊNCIA

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira, 19, projeto de lei que prevê a comunicação obrigatória ao consumidor em casos de inclusão em cadastros de proteção ao crédito em Santa Catarina. De acordo com o texto, a notificação poderá ser enviada por meios físicos ou eletrônicos, via Correios, e-mail ou aplicativos de mensagem.





MULTA

Avançou na Assembleia Legislativa projeto de lei que estabelece multa de um salário mínimo por porte ou uso de drogas ilícitas em locais públicos de Santa Catarina. A matéria, de autoria do deputado Jessé Lopes (PL), foi aprovada nesta quarta-feira, 19, nas Comissões de Prevenção e Combate às Drogas e de Segurança Pública.