Prefeito foi preso na quarta fase da Operação Mensageiro
VOTAÇÃO
Por nove votos a um e com votação secreta, a Câmara de Vereadores de Três Barras aprovou na noite desta segunda-feira, 15, as contas do prefeito Luiz Shimoguiri (PSD), preso na quarta fase da Operação Mensageiro. A aprovação segue Parecer Prévio do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, que recomendou a aprovação das contas.
A aprovação vem na semana em que o prefeito teve negado o pedido de habeas-corpus impetrado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), conforme noticiou o JMais nesta quarta.
A negativa do STJ é vista como péssima para o futuro do prefeito. Isso porque, seguramente, as acusações que pesam contra o mandatário, são bastante graves, a exemplo do posicionamento dos ministros no caso dos presos na Operação Et Pater Filium.
VEM MAIS POR AÍ
Nos bastidores do Judiciário não há dúvidas de que mais uma leva de políticos, incluindo da região, vai para o xilindró em breve.
ALVO ERRADO
A Câmara de Vereadores de Canoinhas erra ao cobrar do Hospital Santa Cruz (HSCC) posicionamento sobre atendimento em especialidades médicas. Isso porque, como os vereadores deveriam saber, o contrato que havia com o HSCC não foi renovado porque a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PSDB) optou por fazer contratos diretamente com os médicos especialistas.
Ao questionar o HSCC, o presidente Reinaldo de Lima Junior, confirma a situação “Temos alguns contratos com o município, mas a grande maioria (dos contratos feitos pelo Município) são diretamente com os médicos, modelo adotado desde janeiro deste ano” em relação aos valores mencionados, que ultrapassam $ 1 milhão, Lima diz que este valor não é repassado para o HSCC, e não tem conhecimento dos valores pagos aos médicos.
Lima também ressalta que o HSCC não tem relação nenhuma com o CIS/Amurc, exceto na prestação de serviços contratados pelo Consórcio.
ASSOBERBADO
Não importa a hora que se chame o gestor de esportes da prefeitura de Canoinhas, Jean Dondé. Seguramente, ele estará ocupado.
EM NOME DOS MAUS PAGADORES
Vereador Mauricio Zimmermann (PL) está pedindo urgência por parte do Município no sentido de instituir um Programa de Incentivo de Regularização Fiscal dos Contribuintes (Refis), bem como o parcelamento do IPTU relativo a exercícios anteriores.
RADIODIFUSÃO
A Câmara de Canoinhas está questionando o Município com relação ao credenciamento de emissoras de radiodifusão para prestação de serviços relativos à divulgação de atos da Administração Pública Municipal.
Denúncia feita ao Tribunal de Contas aponta que o edital está incompleto, pois não prevê prazo para impugnação ou para pedidos de esclarecimentos, e ainda, foi publicado em um dia e no dia seguinte já recebia as propostas e as encerrava. Aponta, ainda, que o mesmo edital utiliza duas leis de licitações, fazendo o uso misto o que seria terminantemente proibido.
O TCE acatou a denúncia e recomendou que novo processo ocorra corrigindo os equívocos. Porém, o Município ainda pode recorrer.
CPI DA AMERICANAS

A Câmara dos Deputados decidiu nesta terça-feira quais parlamentares vão liderar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o escândalo contábil da rede de lojas Americanas. O presidente será o deputado Gustinho Ribeiro (Republicanos-SE) e o relator será Carlos Chiodini (MDB-SC – foto), de Jaraguá do Sul.
UNIDOS PELA IMPUNIDADE
O bloco do Unidos pela Impunidade foi montado em Brasília. Da oposição ao governo, partidos se uniram para aprovar a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Anistia que isenta legendas e políticos que cometeram crimes eleitorais de 2015 a 2022. O texto foi aprovado com 45 votos a favor e 10 contra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Agora segue para discussão em uma comissão especial.