Primeira sessão está marcada para a comunidade de Paula Pereira
ITINERANTE
Uma ideia colocada em prática há mais de uma década será retomada nesta segunda-feira, 27, pela Câmara de Vereadores de Canoinhas. As sessões itinerantes vão ouvir, diretamente nas comunidades do interior, as demandas e reivindicações dos moradores locais. A primeira sessão itinerante ocorre às 19 horas no distrito de Paula Pereira.
A ideia da retomada é da atual presidente da Casa, vereadora Tatiane Carvalho (MDB). Ela acredita que é uma forma que o Poder Legislativo encontrou para aproximar os moradores de cada localidade com a Câmara. “Os representantes das comunidades e demais moradores têm a oportunidade de receber e solicitar as principais melhorias, anseios e conquistar investimentos na localidade que reside”, destacou.
Portanto as localidades próximas ao distrito de Paula Pereira como Anta Gorda, Rio do Pinho, Fartura, Papuã, Matão, Santa Leocádia, Taunay, Fartura, Capão do Erval, Volta Grande, Sereia, Santo Antônio e Boa Vista terão os vereadores mais próximos nesta segunda-feira.
Apesar de positiva, como a coluna mostrou na semana passada, nem todos os vereadores ficaram contentes com a iniciativa. Temem colecionar reivindicações com poucas chances de solução dada a situação financeira do Município.
INSS
O INSS tentou, por duas vezes, permutar o prédio da Agência da Previdência Social em Canoinhas, mas sem sucesso. O INSS lançou edital para trocar o imóvel por outro já construído que fosse mais adequado às necessidades do Instituto e da população, segundo o órgão. Como não houve interessados, existe a intenção de buscar um imóvel para locação, mas ainda é apenas um plano.
FECHOU O TEMPO
A reunião de um técnico atuarial com servidores contribuintes do Instituto de Previdência de Canoinhas (ICPrev) foi tenso no último dia 17. O procurador do Município se exaltou com um grupo de professores aposentados, que conforme a coluna trouxe ontem, se sentem injustiçados com as novas regras que estão sendo propostas. Chegou a chama-las de mal-educadas.
OI, SUMIDO
Ex-prefeito Beto Passos tem feito uma padaria da cidade de escritório informal. Quem pensar em pão fresquinho ou um bom pão de queijo corre o sério risco de revê-lo depois da temporada na cadeia.
NOVO VELHO

Uma discussão interna do partido Novo para permitir o uso do fundo partidário pela legenda tem repercussões em Santa Catarina. Marcada para esta terça, 28, a convenção do partido discutirá a possibilidade de remunerar a direção nacional e usar dinheiro público para custear despesas. O catarinense Gilson Marques, um dos três deputados federais do Novo, diz ser contra.
PRESIDENTE
O ex-governador Carlos Moisés assumiu oficialmente a presidência do Republicanos em Santa Catarina. Moisés anunciou ainda em dezembro que assumiria o partido no lugar do deputado estadual Sérgio Motta, com expectativa de divulgar a nova executiva a partir de março.
50%
Ao empossar o novo presidente da Casan, Laudelino Bastos, na semana passada, o governador Jorgino Mello enfatizou que a meta da gestão dele é, em quatro anos, elevar para 50% a média de tratamento de esgoto sanitário em Santa Catarina, que hoje está em 25%. Segundo o governador, essa aceleração de investimentos será alcançada com a participação da iniciativa privada, dentro dos modelos permitidos pelo novo marco do saneamento.
TOQUE FAMILIAR
Um dos elementos apurados pelo Ministério Público (MP) é a cooptação familiar para participação no esquema de corrupção investigado na Operação Mensageiro.
Um dos investigados é filho do apontado como líder do esquema criminoso.
A relação dos dois, conforme elencado pelo MP, era de cumplicidade no crime. Com a quebra do sigilo telefônico, pai e filho foram flagrados negociando formas de lavar dinheiro.
Mas a função do filho não seria apenas a de pensar estratégias com o pai. Dados presentes no inquérito do MP mostram que a Serrana Engenharia estaria efetuando transferências milionárias para uma empresa que pertence ao filho. O volume de transferências identificado foi de R$ 2.092.870,44.
Para o MP, há indícios de que remessas desse dinheiro tenham sido sacadas para o pagamento de propinas aos agentes públicos corrompidos. Nesse sentido, o filho é investigado junto com seu pai pelos crimes de fraude à licitação, corrupção ativa e organização criminosa.