sábado, 19

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Câmara de Canoinhas deve ter uma das maiores renovações dos últimos anos

Últimas Notícias

- Ads -
Esta é uma coluna de opinião. Aqui você vai encontrar notas sobre bastidores da política regional e estadual, além de artigos que expressam a opinião do colunista.

Apenas seis vereadores concorrem a reeleição

HISTÓRICO

A Câmara de Vereadores de Canoinhas deve ter uma das maiores renovações das últimas décadas. Isso porque, apenas seis dos dez vereadores buscam a reeleição. Wilmar Sudoski (PSD), Mauricio Zimmermann (PL), Silmara Gontarek (UB) decidiram interromper a carreira política de momento, ao passo que Zenilda Lemos (UB) vai disputar o cargo de vice-prefeita.

Via de regra, a Câmara renova 50%, com metade da configuração atual se reelegendo. Se seguirmos essa lógica, com seis candidatos a reeleição, três se reelegeriam dando espaço para sete novos vereadores. Interessante é observar quantos dos eleitos são neófitos. Conforme levantamento da coluna, 62 dos 127 candidatos a vereador são novatos na política, ou seja, nunca concorreram a um cargo eletivo antes. Mais uma vez, o 50%, ou algo próximo disso, aparece.

Importante observar, sob a ótica dos novatos, que o PSD tem dois candidatos a reeleição – Willian Godoy e Osmar Oleskovicz. A despeito da força que ambos possam ter, o conhecimento conquistado com os anos de vereança e tudo mais, é inegável que o jogo está mais difícil para eles. O PSD não fechou as 11 candidaturas a que teria direito e isso é muito ruim do ponto de vista dos favoritos dentro do partido, no caso, os dois. A soma de votos, por menor que seja, ajuda o partido a eleger um vereador. Neste caso, faltarão quatro importantes soldados aos dois vereadores. Cada voto somado vale e pode ser decisivo na conta que define quem entra na Câmara. O ocaso deles, se houver, abre mais duas vagas que se somam às quatro já garantidas para novos vereadores. Se essa tese vingar, seriam reeleitos Gil Baiano (PL), eterno vereador indo para a sétima disputa; Tatiane Carvalho (MDB), que por mais que tenha dedicado seu mandato a estocar a prefeita Juliana Maciel Hoppe (PL) segue muito mais forte e conhecida pela causa animal; e André Ramon Flenik (PL), que pode levar a segunda cadeira do PL.

Claro que tudo que escrevi não passam de suposições, mas os números não mentem e não permitem interpretações diferentes. A ver.






MAUS-TRATOS

A Câmara de Vereadores de Canoinhas aprecia nesta segunda-feira, 26, projeto de lei de autoria de Tatiane Carvalho (MDB) que aumenta as punições a pessoas que cometerem maus-tratos a animais na cidade.
Uma das medidas é que os criminosos arquem com todas as eventuais despesas de tratamentos médicos necessários em decorrência dos maus-tratos.






A FORÇA DO RÁDIO

Nesta sexta-feira, 30, começa a propaganda eleitoral no rádio. Em 2020, muita gente desprezou o poder de influência dessa ferramenta, ao ponto de haver candidatos que tinham decidido repetir apenas uma chamada. Ao ver o quanto estavam equivocados correram atrás de conteúdo para veicular no horário. O escândalo da casa de Beto Passos e a guerra das coxinhas começou na propaganda de rádio.






HINO

A proposta que altera o hino de Santa Catarina ganhou apoio do governador Jorginho Mello (PL). Ele defendeu o projeto do deputado Ivan Naatz (PL), que passou a tramitar na Assembleia Legislativa (Alesc) nos últimos dias com uma proposta de emenda à Constituição (PEC). Para Jorginho, o hino atual é “perdedor”, porque foi escrito para o concurso que escolheu o hino nacional e acabou derrotado.




NOTÍCIA-CRIME

O julgamento da notícia-crime feita pelo PT contra o governador Jorginho Mello no TRE-SC por conta do banner do PL colocado dentro da Casa D’Agronômica deve ser concluído na próxima terça-feira. Na sessão do Tribunal desta quinta-feira, 22, a desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta, que preside o órgão, pediu vista.



AÇÃO

Os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) repercutiram mal dentro do governo de Santa Catarina. Apesar de ser a sexta economia do Brasil, o Estado ficou em 16º no ranking. Nos próximos dias, o governo catarinense deve anunciar medidas que serão divulgadas em reação aos resultados do índice. A informação é do colunista da NSC, Anderson Silva.



MAIS FERROVIAS

A elaboração dos projetos para as duas novas ferrovias em Santa Catarina será concluída no início de 2025. A execução do contrato para o corredor ferroviário de 319 km entre Chapecó e Correia Pinto se estende até março de 2025. Já o projeto entre Araquari e Navegantes, com 62 km, deverá ficar pronto em fevereiro. O governo do Estado está em busca de definição de recursos, inclusive junto a investidores internacionais. O custo das duas ferrovias está estimado em R$ 12 bilhões.