Situação teria ocorrida para liberar sepultura
Uma situação inusitada foi registrada por pessoas que passavam pela frente do Cemitério Municipal de Major Vieira na tarde desta quinta-feira, 27. Um caixão foi descartado, aparentemente pela administração do Cemitério, em um terreno baldio que existe em frente ao local. Ao lado havia um saco que, aparentemente, seria dos restos mortais de quem estava no caixão. A Polícia Militar foi chamada e registrou um boletim de ocorrência.
Ocorre que o descarte inadequado desse tipo de material configura crime ambiental. Segundo a Rádio Planalto apurou, o caixão teria sido retirado do cemitério para que o local fosse utilizado para o sepultamento de um parente da pessoa que estava enterrada nesta sepultura. No entanto, em vez de o caixão ser recolocado na sepultura, a urna foi descartada de forma irregular no terreno baldio do outro lado da rua.
Como o cemitério é municipal, a reportagem procurou o prefeito Edson Schroeder (PP). Ele disse que estava em Florianópolis e desconhecia o caso. “Não estou bem a par do que realmente aconteceu, nem posso tomar medidas sem apurar os fatos”, respondeu. Quando a reportagem pediu o contato de alguém que pudesse estar a par da situação, ele respondeu que sua secretária responderia. Em seguida, Schroeder disse que “A responsabilidade sobre o cemitério é do município sim, mas o município não e responsável por esse tipo de coisa. Acredito que possa ter uma câmera que registrou (o descarte) ou mesmo o funcionário vai falar no depoimento. Eu tenho que esperar e ver o que fazer baseado no que a Polícia Civil vai me passar, não por ‘diz que’ da oposição. Mas acredito que logo já resolvem isso”.
