Estado do Paraná segue em alerta para ocorrências de incêndio em vegetação
Do dia 13 de agosto até o dia 13 de setembro de 2024, o Corpo de Bombeiros de São Mateus do Sul atendeu 26 ocorrências de incêndio de vegetação. Todo o Paraná segue em alerta para ocorrências de incêndio de vegetação.
Em questionamento respondido pela tenente Mariana Rozentalski, ela explica que as ocorrências passam por uma triagem por conta da limitação de recursos. “Por vezes existe uma demanda reprimida de ocorrências, então temos que triar para priorizar o atendimento àquelas que oferecem mais risco”, explica.
Segundo a tenente, a triagem também é necessária para não deslocar toda uma equipe para lugares distantes em focos de incêndio que não trará gravidade para moradores da região. Existe, no entanto, a demanda em outras ocorrências atendidas pelos Bombeiros, como acidentes por exemplo. “Existem situações [de incêndio de vegetação] que não oferecem risco ou em que o fogo irá se auto extinguir. Dessa forma analisamos os fatores para empregar os recursos da melhor maneira possível”, enfatiza.
Ainda de acordo com a tenente, é importante que o solicitante forneça imagens do local da ocorrência.
“De preferência vídeos, para conseguirmos analisar a situação, definir a prioridade e decidir qual recurso iremos deslocar. Atendemos tanto com o ABTR (caminhão) com capacidade de 4.500 litros de água, tanto com o Kit Pickup com capacidade para 700 litros de água, cada um atendendo melhor a necessidade de acordo com o terreno que teremos que adentrar e com os fatores do próprio incêndio”, finaliza.