Ideas diz que substituição aconteceu em casos excepcionais
O candidato pelo MDB a prefeitura de Canoinhas, Paulo Basilio, afirmou durante o debate com os candidatos a prefeito de Canoinhas promovido pela Rádio Clube na noite deste sábado, 28, que o médico que atende crianças na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Canoinhas não é pediatra. “O pediatra que atende na UPA não é pediatra. Estou aqui com o registro do CRM (Conselho Regional de Medicina). Isso é criminoso, estamos brincando com a vida das crianças. Prefeita, assuma sua irresponsabilidade porque a senhora já foi notificada sobre isso. A sua secretária de Saúde sabe sobre essa situação e qual atitude a senhora tomou? Nenhuma. Isso será a ruína da sua eleição.”
A reportagem pediu a Basilio cópia do documento que ele mostrou no debate que supostamente comprova sua denúncia, mas ele não respondeu ao pedido.
Juliana Maciel Hoppe (PL), que não foi ao debate, não rebateu a acusação nas suas redes sociais. Procurada pela reportagem, a sua assessoria respondeu que “repudiamos o uso eleitoreiro da informação descontextualizada, ainda mais vindo de pessoas que foram responsáveis por levar Canoinhas às páginas policiais nacionais em 2014, no Escândalo dos Falsos Médicos, que, além da mancha em nossa história e nas famílias atendidas naquele período, ainda gera repercussões negativas de indenizações que serão suportadas pelo povo canoinhense.” A referência foi ao escândalo da contratação da MedKos no governo Beto Faria, candidato a vice de Basilio. Seis médicos que atuavam na UPA de Canoinhas não tinham registro no CRM. O dono da MedKos chegou a ter mandado de prisão expedido. A empresa foi acusada de contratar falsos médicos e orientá-los a confirmar a fraude, fazendo carimbos falsos. A empresa ainda teria superfaturado em cima dos contratados.
A nota segue afirmando que “Desde que passamos a oferecer o serviço especializado em pediatria na UPA de Canoinhas, oferecemos mais de 5 mil atendimentos, realizados por 12 médicos com Registro de Qualificação de Especialista em Pediatria, e mais 4 profissionais pós-graduados na área. Ainda, não há qualquer impedimento ou ilegalidade em eventual atendimento por médico clínico geral, em serviço de urgência e emergência, como é a rotina na maioria dos municípios brasileiros que não possuem esta especialização que oferecemos à nossa população. Como o trabalho vai continuar, nos comprometemos a continuar melhorando a saúde de nossa cidade, como já estamos fazendo nesse 1 ano e meio à frente da administração.”
TERCEIRIZADO
O serviço médico da UPA foi terceirizado por Juliana no ano passado, o que é alvo de críticas constantes da oposição, que questionam o valor investido e a qualidade do serviço. Quem comanda o serviço é o Instituto Ideas. Procurada pela reportagem, a assessoria do Instituto respondeu que “o IDEAS, responsável pela gestão dos serviços da UPA 24h Orestes Golanovski, em Canoinhas, vem a público esclarecer que o atendimento pediátrico na unidade é realizado, atualmente, por três médicos devidamente registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) com o Registro de Qualificação de Especialista (RQE) em Pediatria.
Em ocasiões excepcionais, quando não foi possível completar a escala com todos os profissionais com RQE em Pediatria, a cobertura foi assegurada por um médico clínico-geral com especialização em Pediatria, conforme orientação e validação prévia junto ao CRM, garantindo que o atendimento à população não fosse interrompido.
Reiteramos que a situação foi tratada como exceção, e o IDEAS sempre busca assegurar a melhor qualidade de atendimento para a comunidade. Para eliminar essas ocorrências, o IDEAS está continuamente captando novos profissionais pediatras e estudando formas de ampliar a oferta deste serviço essencial para a população de Canoinhas. Essas ações envolvem o fomento da prestação de serviços pelos profissionais das mais de 32 unidades do IDEAS distribuídas pelo Brasil, além de estreitos contatos com instituições de ensino responsáveis pela formação e especialização de pediatras.
Além disso, as devidas reduções contratuais foram aplicadas à empresa médica responsável pela prestação de serviços na UPA, conforme os ajustes necessários.
Agradecemos a compreensão de todos e reafirmamos nosso compromisso em continuar prestando um serviço de saúde de excelência à população de Canoinhas.”