Curso ficou entre os 21 melhores do País
O curso superior de bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Canoinhas alcançou a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), referente ao ciclo avaliativo de 2023. A divulgação foi realizada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 11 de abril.
Em 2023, a área de Agronomia contou com 414 cursos no Brasil e apenas 21 receberam conceito 5. Destes, dois são do IFSC: Agronomia do Câmpus Canoinhas e Agronomia do Câmpus São Miguel do Oeste. “Estamos em um seleto grupo dos melhores cursos de Agronomia do Brasil”, comemora o coordenador de Agronomia do Câmpus Canoinhas, Douglas André Wurz. O curso já havia conquistado nota máxima na primeira avaliação de reconhecimento, em 2023, realizada pelo Inep.
“A nota máxima no Enade(nota 5) fortalece nossa reputação institucional e reforça nosso compromisso com a formação de profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho. Os estudantes se sentem mais confiantes e orgulhosos ao se formarem em um curso de excelência”, enfatiza professor Douglas.
O coordenador do curso atribui o bom resultado ao compromisso com a excelência no ensino, boa formação, experiência e didática dos docentes, comprometimento e dedicação dos técnicos administrativos e engajamento e dedicação dos estudantes. “Além disso, devo destacar a importância de um currículo bem estruturado, atualizado com as Diretrizes Curriculares Nacionais e focado em competências essenciais da área, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. E por fim uma infraestrutura adequada, com laboratórios bem equipados, tecnologias educacionais e ambientes de estudo contribuem para a qualidade da formação.”
O Câmpus Canoinhas recebeu a primeira turma de Agronomia em 2019. Com dez semestres de duração, o curso formou duas turmas até agora, somando 41 profissionais. Acesse o Guia do Curso para mais informações.