quarta-feira, 23

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Atleta e técnicos são punidos por ato de injúria racial nos Jesc em Canoinhas

Últimas Notícias

- Ads -

Aluno do Cedup Vidal Ramos teria ofendido atleta dom Cid Gonzaga

O Tribunal de Justiça Desportiva do Estado decidiu punir o atleta do Cedup Vidal Ramos acusado de imitar um macaco diante de atletas negros da equipe de futsal do Colégio Cid Gonzaga, de Porto União, na terça-feira, 31. Além dele, os técnicos das duas equipes também foram punidos. O episódio aconteceu durante uma partida válida pela fase microrregional dos Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc).

Segundo testemunhas, houve provocações mútuas entre as equipes, com participação dos técnicos, daí a punição.

O Código Penal, em seu artigo 140, descreve o delito de injúria, que consiste na conduta de ofender a dignidade de alguém, e prevê como pena, a reclusão de 1 a 6 meses ou multa. Neste caso, contudo, a questão não foi para a esfera policial e, mesmo que fosse, trata-se de um menor de idade acusado da injúria. “As penalidades foram para os envolvidos somente, não para o restante da equipe, que não estava envolvida. Foi um aluno somente denunciado, por isso os outros não podem pagar por uma atitude isolada de um colega”, explicou o organizador da fase microrregional dos Jesc, Thiago Costa.


PUNIÇÕES

Ao adolescente que cometeu a injúria, por unanimidade de votos, o Tribunal conheceu da denúncia e julgou procedente para, por maioria, aplicar a pena de oito jogos de suspensão.

Ao técnico do Cid Gonzaga, por unanimidade de votos, o Tribunal conheceu da denúncia e julgou procedente para, por maioria, aplicar a pena de 32 dias de suspensão.

Já ao técnico do Cedup Vidal Ramos, a punição unânime foi de conhecer a denúncia e aplicar 30 dias de suspensão.