segunda-feira, 21

de

abril

de

2025

ACESSE NO 

Assista o documentário: Coral Santa Cecília de Canoinhas, um canto a ser contado

Últimas Notícias

- Ads -

Especial de Natal do JMais conta história centenária

Os 111 anos do Coral Santa Cecília, o mais longínquo da história de Canoinhas, foram comemorados a altura do que essa trajetória merece. Desde o ano passado, quando então completou 110 anos, uma série de acontecimentos vem marcado essa história. O pesquisador Matheus Prust lançou o livro Como vai o coro? Sempre Azul? Coral Santa Cecília, da Paróquia Santa Cruz de Canoinhas: uma instituição centenária, com dados históricos e culturais acerca do coral.

Agora, também com envolvimento direto de Prust, o JMais lança o documentário curta Coral Santa Cecília de Canoinhas, um canto a ser contado.

Graduado em Música pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar), mestre e doutor, cursando pós-doutorado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Prust entende de música e sua relação com a sociedade e com a história. “Precisamos conhecer e divulgar a nossa história”, afirma o pesquisador sobre a motivação para escrever o livro e fomentar o documentário, que foi financiado pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, do Governo Federal.

Prust conta que o trabalho de pesquisa em Canoinhas teve início em 2010, quando passou a mapear diferentes maneiras de prática musical, como a institucional, religiosa, de ensino, popular e de difusão cultural. “Essa pesquisa tem revelado um rico cenário musical na região do Planalto Norte Catarinense, em consonância com maiores centros”, observa.

A motivação para estudar a história do Coral Santa Cecília veio da importância que a tradição coral tem em Canoinhas. O pesquisador conta que iniciou a pesquisa por estímulo “do saudoso maestro Aloysio Soares de Carvalho, que foi o primeiro a sistematizar uma história do coral, um em artigo jornalístico nos anos 1970”.

Todo o material reunido para escrever o livro ganha agora nova perspectiva através dos depoimentos colhidos pela equipe do JMais com veteranos e novatos que construíram e constroem a história do coral. “É um momento muito especial para nós do JMais, em que mais uma vez temos a oportunidade de produzir algo que eternize a história local, tão rica em diversidade e cultura”, comemora o editor do portal, Edinei Wassoaski.

Assista ao documentário curta-metragem na íntegra no player acima.